O concurso PF (Polícia Federal) está autorizado e o Direção Concurso obteve os dados atualizados do órgão, nesta quinta-feira (6), sobre o quantitativo de cargos vagos!
De acordo com os dados repassados pela Polícia Federal, a corporação conta com, atualmente, 2.035 cargos vagos dentre as cinco carreiras existentes. A carreira com o maior número de vacâncias é o de Agente, com 1.244 cargos vagos.

Reprodução
Em contrapartida, o cargo de Papiloscopista conta com o menor número de vacâncias, com somente 24 cargos vagos. Veja a lista completa abaixo:
- 294 cargos vagos de Delegado
- 69 cargos vagos de Perito Criminal
- 1.244 cargos vagos de Agente
- 404 cargos vagos de Escrivão
- 24 cargos vagos de Papiloscopista
Importante destacar que, apesar do cargo de Perito Criminal possuir 19 áreas de atuação, o código de vaga não é subdividido por área de especialização, mas sim por cargo. Assim, não é possível identificar nesta coordenação, em quais áreas da perícia estão as vagas.
Vale lembrar que o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, esteve presente com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, onde discutiram sobre o orçamento da Polícia Federal em 2025, o que inclui o novo concurso PF.
O certame será destinado à oferta de de mil vagas imediatas em 2025 e convocação de mil excedentes em 2026, o que totaliza duas mil vagas.
O concurso da Polícia Federal para Agente de Polícia é um dos mais concorridos do país, com 1.000 vagas em 2025 e mais 1.000 excedentes em 2026! Este e-book é o seu guia para a carreira de Agente da PF, trazendo:
- Requisitos e etapas do concurso.
- Detalhes sobre provas, exames físicos e avaliações.
- Pontos sobre as atribuições, salários e progressão de carreira.
Prepare-se de forma estratégica e aumente suas chances de aprovação.
Panorama do concurso PF
O Direção Concursos obteve informações de fontes ligadas à Polícia Federal que será publicado apenas um edital de concurso PF ofertando mil vagas para convocação em 2025 e cadastro reserva de mais mil excedentes em 2026.
As oportunidades serão distribuídas da seguinte forma:
- Delegado: 120 vagas;
- Perito: 69 vagas;
- Agente: 630 vagas;
- Escrivão: 160 vagas; e
- Papiloscopista: 21 vagas.
Além disso, nota técnica, elaborada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), por meio da Secretaria de Orçamento Federal (SOF), confirma a disponibilidade orçamentária para o certame e prevê que as nomeações ocorram em dezembro de 2025.
Com isso, a previsão que o edital seja publicado em agosto é afastada, pois o prazo seria curto, ou seja, o edital de abertura provavelmente sairá antes.
Resumo
- Situação: edital autorizado
- Vagas: 1.000
- Cargos:
- Delegado
- Escrivão
- Papiloscopista
- Agente
- Perito
- Escolaridade: nível superior
- Salários iniciais: de R$ 13,6 mil a R$ 25,8 mil
- Link do último edital