A International Football Association Board (IFAB), órgão responsável por regulamentar as regras do futebol, aprovou alterações na dinâmica do esporte. Elas só começarão a valer a partir da próxima temporada europeia. A informação foi divulgada inicialmente pelo jornalista Fabrizio Romano.
Um das mudanças é que somente o capitão poderá falar com a arbitragem. A Fifa, entidade máxima do esporte, já faz essa recomendação, o que vem sendo adotado em alguns campeonatos ao redor do mundo, como na Europa e América do Sul.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_da025474c0c44edd99332dddb09cabe8/internal_photos/bs/2024/M/v/TLFnaWRx2Lx8gUwZtFYA/107477039-topshot-romanian-referee-istvan-kovacs-shows-a-yellow-card-during-the-uefa-euro-2024.jpg)
Outra medida afeta o tempo que o goleiro pode segurar a bola na mão. Se ele ultrapassar o limite de oito segundos, o time adversário terá direito a cobrar um escanteio. A regra vigente estabelece um período de seis segundos e prevê a marcação de um tiro livre indireto (que não pode ser chutado direto ao gol) se o arqueiro atrasar a reposição da bola, mas raramente é marcado pelos árbitros. A nova punição pode ser uma forma de impedir a “cera” no jogo.

