As comunidades da Reserva Extrativista (Resex) do Alto Juruá, no interior do Acre, têm sofrido os impactos do inverno amazônico em meio às cheias dos rios Tejó e Bagé, que subiram drasticamente, superando marcas de anos anteriores.

Rios Tejó e Bagé Sobem Acima da Média e Afetam Comunidades na Resex Alto Juruá/ Foto: Juruá24horas
De acordo com o chefe de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (NGI-ICMBio), em Cruzeiro do Sul, Domingos Garcia, pelo menos 350 famílias foram atingidas pelas águas do Rio Tejó, na Resex.
“A situação é muito preocupante. O rio Tejo transbordou de uma forma bem maior do que nos outros anos, e agora, com o encontro das águas do rio Bagé, o volume está ainda mais elevado. Cerca de 350 famílias que vivem na Resex foram diretamente atingidas e estão enfrentando dificuldades”, disse em entrevista ao site Juruá24horas.
A Resex Alto Juruá fica localizada no município de Marechal Thaumaturgo e possui uma área de pouco mais de 500 mil quilômetros. Diante da situação, o chefe do NGI ICMBio pediu atenção dos governos Federal e Estadual para a localidade.
