Ícone do site ContilNet Notícias

Moradores da Resex Alto Juruá são atingidos por cheia histórica de rios no interior do Acre

Por Suene Almeida, ContilNet

As comunidades da Reserva Extrativista (Resex) do Alto Juruá, no interior do Acre, têm sofrido os impactos do inverno amazônico em meio às cheias dos rios Tejó e Bagé, que subiram drasticamente, superando marcas de anos anteriores.

Rios Tejó e Bagé Sobem Acima da Média e Afetam Comunidades na Resex Alto Juruá/ Foto: Juruá24horas

De acordo com o chefe de Gestão Integrada do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (NGI-ICMBio), em Cruzeiro do Sul, Domingos Garcia, pelo menos 350 famílias foram atingidas pelas águas do Rio Tejó, na Resex.

“A situação é muito preocupante. O rio Tejo transbordou de uma forma bem maior do que nos outros anos, e agora, com o encontro das águas do rio Bagé, o volume está ainda mais elevado. Cerca de 350 famílias que vivem na Resex foram diretamente atingidas e estão enfrentando dificuldades”, disse em entrevista ao site Juruá24horas.

A Resex Alto Juruá fica localizada no município de Marechal Thaumaturgo e possui uma área de pouco mais de 500 mil quilômetros. Diante da situação, o chefe do NGI ICMBio pediu atenção dos governos Federal e Estadual para a localidade.

Sair da versão mobile