Ícone do site ContilNet Notícias

Morre aos 77 anos, Fuad Noman, prefeito de Belo Horizonte, após complicações de saúde

Por Redação ContilNet

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), faleceu nesta quarta-feira (26), aos 77 anos, após meses de batalhas contra diversos problemas de saúde. Noman, que foi reeleito em 2024 e assumiu a Prefeitura em março de 2022, estava internado desde 3 de janeiro deste ano na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Mater Dei, após ser diagnosticado com insuficiência respiratória aguda grave.

A morte do prefeito ocorre após uma série de complicações em seu quadro clínico. Na noite de terça-feira (25), ele sofreu uma parada cardiorrespiratória, seguida de insuficiência renal aguda. Embora tenha sido reanimado, o quadro evoluiu para choque cardiogênico, o que exigiu a administração de medicamentos para tentar estabilizar seu coração. O agravamento do seu estado de saúde levou à perda de sua luta pela vida.

Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), faleceu nesta quarta-feira (26), aos 77 anos / Foto: Reprodução

Fuad Noman iniciou seu mandato em 2022, quando assumiu o cargo após a saída do então prefeito Alexandre Kalil para disputar o governo de Minas Gerais. Mesmo com a saúde fragilizada, ele venceu as eleições de 2024, derrotando o adversário Bruno Engler (PL) no segundo turno, com 53,73% dos votos válidos. Contudo, sua saúde continuou a ser um desafio durante todo o ano seguinte, com múltiplas internações por complicações relacionadas ao tratamento de um Linfoma não Hodgkin (LNH) e outras condições graves.

Durante sua última internação, Noman passou por uma série de intervenções médicas, incluindo uma traqueostomia e a intubação em dois momentos distintos. Ele também foi diagnosticado com pneumonia e, mais tarde, foi informado que o câncer havia entrado em remissão completa. Contudo, suas condições de saúde impediram-no de assumir plenamente o cargo de prefeito, sendo substituído de forma interina pelo vice-prefeito Álvaro Damião (União Brasil), desde sua internação no início de janeiro.

Antes de sua morte, o prefeito também enfrentou complicações pós-cirúrgicas e foi internado diversas vezes para tratar problemas relacionados ao câncer e outros quadros clínicos. Em janeiro de 2024, ele participou de sua posse de forma virtual, devido à gravidade de seu estado, e seguiu em licença médica após isso.

Sair da versão mobile