O 31º concurso público para procurador da República foi lançado pelo Ministério Público Federal (MPF), contando com uma vaga para o estado do Acre. O edital foi publicado no Diário Oficial da União, na manhã desta segunda-feira (24).
O resultado será publicado apenas em 2026/Foto: Reprodução
As inscrições já estão abertas para o certame, que contará com reserva de vagas de 10% para pessoas deficiência 5% para indígenas e 20% para candidatos negros. As inscrições seguirão abertas até o dia 22 de abril.
As inscrições serão feitas de maneira online, utilizando as certificações do sistema GOV.BR com nível mínimo prata e que contem com autenticação de duas etapas. O formulário deverá ser preenchido e um documento de identificação anexado, assim como o pagamento da taxa de R$250. A inscrição será confirmada por meio de e-mail.
Para aqueles que estão inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), ou que sejam doadores de medula óssea, com uma doação reconhecida pelo ministério da saúde, poderão realizar o pedido de isenção da taxa até o dia 2 de abril.
O certame conta com prova objetiva, subjetiva, inscrição definitiva e prova oral. A primeira fase acontecerá no dia 29 de junho, com a prova objetiva, e deve continuar se desenrolando ao longo do ano, já que os resultados finais saírão apenas no dia 19 de maio de 2026. O concurso terá validade de 24 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

