Mulheres em presídio de Rio Branco encontram no artesanato e nas hortas a chance de mudar de vida

O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), desenvolve projetos com as detentas que cumprem pena em todas as unidades do Acre

No mês de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, e claro que nenhuma mulher pode deixar de ser homenageada. O Instituto de Administração Penitenciária do Acre (IAPEN), desenvolve projetos com as detentas que cumprem pena em todas as unidades do Acre. 

Um desses projetos é o Estrelinhas, onde as mulheres são ensinadas a fazer crochê, o projeto visa dar um pouco de conforto para as privadas de liberdade que se sentem solitárias. 

Sousplat de crochê produzido por reeducandas. Foto: Zayra Amorim/Iapen

Na Unidade Prisional de Rio Branco, 165 mulheres fazem parte do projeto. Quando a família leva o material do artesanato eles podem ficar com as peças produzidas. Mas quando o material é adquirido pelo IAPEN, as peças são vendidas para comprar mais materiais.  

Outro projeto desenvolvido dentro do presídio feminino de Rio Branco é o cuidado com a horta, que atualmente conta com 10 voluntárias. As detentas alternam os dias de trabalho.

Detentas cuidam de horta na Unidade Penitenciária Feminina de Rio Branco. Foto: Lucas Manoel/Iapen

Permanecem na horta das 8h às 11h, pausam para o almoço e voltam para o local às 14h, onde ficam até as 17h. Para cada três dias trabalhados, elas têm remido um dia na pena.

PUBLICIDADE