Ícone do site ContilNet Notícias

“Mulheres que Transformam”: Governo do Acre lança projeto em homenagem ao Mês da Mulher

Por Luiz Eduardo, ContilNet

O lançamento do projeto Mulheres que Transformam foi realizado nesta sexta-feira (7), no Via Verde Shopping. A iniciativa é uma parceria entre a Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE) e a Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia.

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis (PP), marcou presença no evento/Foto: ContilNet

O cronograma do projeto teve início com a feira de exposição Compre de uma Mamãe, que visa promover o empreendedorismo feminino no Acre. Além da feira, a programação inclui diversas atividades ao longo do mês de março.

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis (PP), destacou que o evento representa um momento especial para o fortalecimento do empreendedorismo feminino e a valorização das mulheres que já atuam nesse segmento.

“São mulheres que já trabalham e fazem acontecer no nosso estado, e essa é uma ação a mais do governo para incentivar o empreendedorismo feminino, garantindo espaço de trabalho, independência financeira e autonomia. Esse programa será ampliado para todo o estado, alcançando todos os municípios, com a criação de fóruns que vão além das tradicionais feirinhas, incluindo palestras, capacitações e ações para incentivar e fortalecer o conhecimento das mulheres empreendedoras. A ideia é organizar e consolidar esses fóruns para ampliar e melhorar cada vez mais esse setor tão importante, que fortalece não só a participação da mulher na economia, mas também o desenvolvimento do nosso estado”, declarou Mailza.

O evento representa um momento especial para o fortalecimento do empreendedorismo feminino/Foto: ContilNet

A coordenadora de Empreendedorismo da Secretaria de Turismo, Patricia Parente, explicou como surgiu o Fórum Mulheres que Transformam.

“O Governo do Estado, por meio da vice-governadora, recebeu diversos movimentos e enxergou a oportunidade de abraçá-los para transformá-los em algo maior, resultando na criação deste fórum. Ele une diferentes grupos que já trabalham com o empreendedorismo feminino, criando mais oportunidades para essas mulheres”, explicou a coordenadora.

A presidente da Associação Comercial, Industrial, de Serviço e Agrícola do Acre (Acisa), Patrícia Dossa, também esteve presente e falou sobre o apoio da entidade às mulheres empreendedoras.

Empreendedoras estão atuando no local/Foto: ContilNet

“A Acisa sempre apoiou as empreendedoras, tanto que temos um Conselho das Mulheres Empreendedoras. Já vínhamos dando suporte às mulheres nesse setor, e agora, com uma presidente mulher, esse compromisso se fortalece ainda mais. A ideia é que, sob minha gestão, a Acisa tenha um olhar ainda mais atento e carinhoso para as mulheres empreendedoras”, afirmou Patrícia Dossa.

A fundadora da Rede de Empreendedorismo Materno Compre de Uma Mamãe, Edmirk Herculano, explicou como surgiu a ideia do grupo e destacou a importância do projeto para ajudar mães a empreender.

“A rede surgiu justamente porque, após a maternidade, mais de 50% das mulheres são excluídas do mercado de trabalho. Diante disso, muitas encontram no empreendedorismo uma alternativa para sobreviver. Elas percebem que sabem fazer unha, brigadeiro, gostam de vender e começam a empreender por necessidade. É muito gratificante estarmos completando 11 anos. Eu me sinto honrada com esse projeto”, destacou Edmirk.

A empreendedora Lucimeire Rocha, que trabalha com artesanatos em crochê e faz parte da Rede de Empreendedorismo Materno, ressaltou a importância da iniciativa para mães empreendedoras.

“Essa oportunidade é fundamental para nós, mulheres, mães e empreendedoras, que em sua maioria somos o sustento da casa. Aqui na Rede Compre de Uma Mamãe, temos a chance de participar da feira e de outras iniciativas. A rede está sempre criando oportunidades para nós”, declarou Lucimeire.

Para as mães que desejam fazer parte da Rede de Empreendedorismo Feminino, basta entrar em contato pela página oficial no Instagram.

Sair da versão mobile