Pecuária cresce no Acre e rebanho de bovinos ultrapassa 5 milhões de cabeças, diz levantamento

A pecuária desempenha um papel estratégico na economia do Acre, representando cerca de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, segundo o IBGE

A criação de gado no Acre registrou um crescimento de 5% em 2024, ultrapassando a marca de 5,2 milhões de cabeças. Os dados são do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) e fazem parte da declaração anual de rebanho.

Pecuária cresce no Acre e rebanho de bovinos ultrapassa 5 milhões de cabeças, diz levantamento/ Foto: Reprodução

A regional do Baixo Acre, onde está localizada a capital Rio Branco, concentra mais da metade do rebanho do estado, representando 51% do total. Esse aumento é resultado das campanhas de conscientização voltadas aos pecuaristas, que contribuíram para uma maior regularização e controle da atividade.

A próxima campanha de declaração do rebanho acontecerá entre outubro e novembro deste ano, e a expectativa é de um novo crescimento nos números registrados.

Sede do Idaf em Rio Branco/Foto: Samuel Bryan/Secom

A pecuária desempenha um papel estratégico na economia do Acre, representando cerca de 22% do Produto Interno Bruto (PIB) estadual, segundo o IBGE. Para manter esse ritmo de crescimento e garantir a segurança sanitária do rebanho, o Idaf reforça a necessidade da atualização cadastral por parte dos criadores.

O controle do rebanho também é fundamental para que o estado mantenha o status de zona livre da febre aftosa sem vacinação, um requisito essencial para a exportação de carne bovina para o mercado internacional.

PUBLICIDADE