Ícone do site ContilNet Notícias

Pimenta: oposição pode esbravejar quanto for, mas Bocalom tem a Câmara nas mãos

Por Matheus Mello, ContilNet

Nesta semana o prefeito Tião Bocalom conseguiu emplacar na Câmara Municipal de Rio Branco uma lista de projetos considerados prioritários para ele. Entre as matérias aprovadas, o PL que autorizou o aumento de cargos comissionados na prefeitura.

Apenas cinco vereadores votaram contra o projeto: André Kamai (PT), Eber Machado (MDB), Fábio Araújo (MDB), Neném Almeida (MDB) e Zé Lopes (Republicanos). Todos do bloco de Oposição.

Na última semana, projetos que beneficiam a prefeitura deram entrada na Câmara/ Foto: ContilNet

Apesar dos parlamentares terem esbravejado e apresentado até o parecer contrário da Procuradoria da Câmara, a base do prefeito aprovou o projeto.

Não adianta. Bocalom tem o parlamento nas mãos. Dos 21 vereadores, quase 80% são da base do prefeito, que vão fazer de tudo para facilitar a vida dele no parlamento.

Destaque!

São nesses projetos polêmicos que os vereadores de oposição vão se destacar. Basta fazer uma pesquisa rápida com qualquer pessoa e perguntar: “Nos últimos dias, qual foi o vereador que mais apareceu em notícias nos jornais e nas redes sociais?”.

A reposta, com toda certeza, será um dos cinco do bloco de Oposição.

Achou a fórmula

O maior exemplo disso é o vereador Eber Machado, que apesar de todo histrionismo e show de circo no parlamento, viu seu número de seguidores dobrar nas últimas semanas e triplicar seu engajamento. Quem não o conhecia começou a conhecer justamente pelos gritos na Câmara Municipal.

Vale lembrar que ele é um dos nomes do MDB que pretendem disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2026.

Preparando terreno

A vice-governadora Mailza Assis encabeçou duas iniciativas importantes e que lhe deram um destaque e tanto.

A primeira, o Drive-thru que pretende arrecadar doações para as famílias atingidas pela enchente do Rio Acre.

A segunda, foi a inauguração da sala de bem-estar da Segurança Pública, implementada por meio da Rede Estadual de Humanização, e que constitui um avanço significativo na promoção da saúde e bem-estar dos servidores estaduais.

Injustiça

A ministra Marina Silva não recebeu apoio de nenhuma liderança do Acre após ter sido covardemente atacada por um senador do Amazonas.

Em troca, a acreana assinou o lançamento da segunda fase do edital Restaura Amazônia, que destinará um total de R$ 150 milhões do Fundo da Amazônia para a restauração ecológica e produtiva em áreas de assentamentos da reforma agrária localizados no “Arco da Restauração”, que abrange boa parte do Acre.

É assim que Marina faz. Paga a intolerância, o ódio e a violência com o bem é muito trabalho.

Entre tantos erros …

O Governo Lula está longe de ser a melhor gestão da história do país. O presidente Lula sabe que precisa melhorar sua aprovação ou verá, em 2026, uma derrocada nas urnas eletrônicas.

Lula deu início a operação ‘vira jogo’ e após uma série de erros, conseguiu emplacar dois projetos que devem melhorar sua imagem. O primeiro, foi a isenção do pagamento de imposto de renda para pessoas que ganham até R$ 5 mil.

O segundo, foi a possibilidade para CLTs acessar um novo empréstimo consignado, com uma taxa de juros baixíssima. Só no Acre, mais de 110 mil trabalhadores poderão ser beneficiados. Uma ótima iniciativa do governo.

Nada fácil

A situação do senador Alan Rick no União Brasil parece ter se complicado. Fontes disseram a coluna que ele nem teria participado das discussões internas no estado sobre a futura federação com o Progressistas. Cada vez mais sem espaço.

Nome forte

O presidente da Aleac, deputado Nicolau Júnior, será um dos nomes mais importantes nas eleições de 2026. Seja em uma reeleição, disputa pelo Congresso Nacional ou até mesmo em um cargo majoritário, Nicolau é favorito. Tem base forte e um nome que agrada muita gente. O parlamentar sabe disso e intensificou as agendas no interior do estado. A última foi em Mâncio Lima, no Vale do Juruá, reduto de Nicolau.

Sair da versão mobile