O Rio Acre alcançou 13,66 metros na manhã deste domingo (9), na capital, ultrapassando a cota de alerta, que é de13,50 metros e se aproxima da cota de transbordamento, que é de 14 metros.
Rio Acre ultrapassa a cota de alerta e chega a marca de 13,66 metros neste domingo. Foto: Reprodução
De acordo com a Defesa Civil Municipal, as chuvas nas últimas 24 horas acumularam 11,2 mm, contribuindo para a elevação do nível das águas.
O governo estadual destacou que o Corpo de Bombeiros, em conjunto com a Defesa Civil estão monitorando a situação em tempo integral e reforçou o suporte às prefeituras dos municípios atingidos pelas cheias.
Em Cruzeiro do Sul, onde o Rio Juruá já está 20 centímetros acima da cota de transbordamento, o governador Gladson Cameli se reúne, neste domingo, com autoridades locais para coordenar as ações emergenciais.
“Nosso governo está atento e mobilizado para dar todo o suporte necessário às famílias que possam ser atingidas pelas cheias. Em Cruzeiro do Sul, estamos acompanhando a situação do Rio Juruá de perto, e aqui na capital, nossa estrutura está preparada para atuar caso o Rio Acre atinja a cota de transbordamento”, afirmou Gladson.
De acordo com a gestão, o manancial na capital pode atingir a cota de transbordamento nas próximas horas. Para o coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Carlos Batista, a elevação é impulsionada pelo volume de água vindo dos afluentes, como o Riozinho do Rola.
