Toda a cidade de São Paulo está em estado de atenção para alagamentos na tarde desta quarta-feira (12/3). Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo, áreas de instabilidade formam chuvas de forte intensidade na capital paulista. Há potencial para granizo, alagamentos e rajadas de vento.

Cesar Sacheto/Metrópoles
A Defesa Civil emitiu inclusive um alerta via celular, por volta das 16h55, para as zonas oeste, norte e centro da capital. “Chuva forte se espalhando. Tem raios e ventos. Busque abrigo”, diz a mensagem.

A Defesa Civil e o CGE colocaram a cidade de São Paulo em estado de atenção para alagamentos nesta quarta – Rebeca Ligabue/Metrópoles
A Linha 12-Safira, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), apresenta problemas no fornecimento de energia e a circulação dos trens está prejudicada.
Conforme o Corpo de Bombeiros, devido às fortes chuvas, o órgão recebeu chamado para um desabamento, na Rua Artur de Azevedo, onde parte do teto de um restaurante caiu. No mesmo endereço, uma árvore desabou sobre dois veículos.
Além disso, os bombeiros foram acionados para uma ocorrência de enchente e 65 quedas de árvores.
Recomendações para a tempestade
O CGE da prefeitura orienta que as pessoas evitem transitar em ruas alagadas e enfrentar correntezas durante as chuvas. O órgão afirma que o melhor é se manter em um lugar seguro, longe da rede elétrica e debaixo de árvores.
Medidas simples podem amenizar os efeitos dos alagamentos:
– Evite transitar em ruas alagadas.
– Se a chuva causou inundações, não se aventure a enfrentar correntezas.
– Fique em lugar seguro. Se precisar, peça ajuda.
– Mantenha-se longe da rede elétrica e não pare debaixo de árvores. Abrigue-se em casas e prédios.
Em caso de emergências, o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil devem ser acionados.