A Ucrânia aceitou uma proposta dos Estados Unidos para um cessar-fogo imediato de 30 dias. O governo ucraniano também se comprometeu em tomar medidas para restaurar uma paz duradoura após a invasão da Rússia.
Essa proposta foi acordada em uma reunião envolvendo autoridades da Ucrânia e dos Estados Unidos na Arábia Saudita. Mas essa proposta ainda precisa ser aprovada pela Rússia. Os detalhes do acordo ainda não foram divulgados pelas autoridades americanas e ucranianas. E ainda não há prazo para que o cessar-fogo comece, caso seja aprovado pela Rússia.
A negociação foi elogiada pelo presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky. Ele afirmou que a proposta de cessar-fogo dá garantias de segurança ao país por terra, água e mar.
O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, disse que a Ucrânia adotou um passo positivo no conflito. E que a bola está com a Rússia.
Já o conselheiro de Segurança Nacional do governo de Donald Trump, Mike Waltz, disse que vai se reunir com autoridades russas nos próximos dias para discutir a proposta.
Ele disse que o acordo prevê medidas com garantias para que a paz na região seja duradoura.
Ainda durante a reunião, Ucrânia e Estados Unidos também concordaram em concluir o mais rápido possível um acordo para a exploração de recursos minerais da Ucrânia, aquele acordo de terras raras que não foi assinado durante aquele bate boca entre o presidente dos EUA, Donald Trump e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na Casa Branca.
Além disso, os Estados Unidos anunciaram que retomarão o compartilhamento de informações de inteligência com a Ucrânia.
