Ícone do site ContilNet Notícias

Veja os 10 estádios mais curiosos da Libertadores e da Sul-Americana 2025

Por Ge

Estádio Víctor Agustín Ugarte fica na cidade de Potosí, na Bolívia, a 4 mil metros de altitude — Foto: Getty Images

Definidos os grupos da Conmebol Libertadores e da Copa Sul-Americana de 2025, os torcedores brasileiros começam a investigar onde seus times jogarão pela América do Sul neste ano. O ge reuniu na lista abaixo os 10 estádios mais curiosos das duas competições nesta temporada.

As fases de grupos da Libertadores e da Sul-Americana começam na primeira semana de abril e terminam até 29 de maio. A final da Libertadores será no dia 29 de novembro, mas ainda não tem local definido. Já a decisão da Sul-Americana será no dia 22 de novembro, na cidade de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia.

Para receber jogos das fases de grupo da Libertadores e da Sul-Americana, todo estádio tem que ter capacidade para no mínimo 10 mil torcedores.

Estádio Víctor Agustín Ugarte – Bolívia

Estádio Víctor Agustín Ugarte fica na cidade de Potosí, na Bolívia, a 4 mil metros de altitude — Foto: Getty Images

Nome do estádio: Estádio Víctor Agustín Ugarte
Cidade: Potosí, Bolívia
Capacidade: 32 mil pessoas
Clube mandante: Nacional Potosí
Resumo: Fundado em 1992, o Estádio Víctor Agustín Ugarte fica a 3.967 metros acima do nível do mar — vai ser o palco de maior altitude da Sul-Americana (e seria da Libertadores também).É lá onde joga o Nacional Potosí. O time boliviano está no Grupo A, que não tem nenhum brasileiro. Os times daqui, aliás, já reclamaram várias vezes de jogarem em Potosí.

Estádio Tomás Adolfo Ducó – Argentina

Estádio Tomás Adolfo Ducó, do Huracán, já foi palco de cena de filme ganhador de Oscar — Foto: Getty Images

Nome do estádio: Estádio Tomás Adolfo Ducó
Cidade: Buenos Aires, Argentina
Capacidade: 48 mil pessoas
Clube mandante: Huracán
Resumo: O “El Palacio” começou como um projeto faraônico, para 116 mil pessoas. Chegou a ser chamado na inauguração, em 1947, de “O Estádio da América”. Pelo menos, já “ganhou” um Oscar: abrigou uma das cenas do filme argentino “O segredo dos seus olhos”, vencedor de filme estrangeiro em 2010. O Huracán está no Grupo C, do Corinthians.

Estádio Monumental de la UNSA – Peru

Estadio Monumental Virgen de Chapi, no Peru, vai ser palco na Sul-Americana 2025 — Foto: Reprodução / Internet

Nome do estádio: Estádio Monumental Virgen de Chapi
Cidade: Arequipa, Peru
Capacidade: 40.370 pessoas
Clube mandante: Mélgar
Resumo: O estádio pertence à Universidade Nacional de San Agustín e foi inaugurado em 1995. Foi lá onde se consagrou a geração de Neymar no Sul-Americano Sub-20 de 2011. O Monumental leva o nome da Virgem Chapi, padroeira da cidade (o campo onde o Papa João Paulo II esteve virou o estádio). Ele foi financiado em grande parte com fundos de loteria organizada pela própria universidadeFica aos pés do Vulcão Misti.

Estádio Tierra de Campeones – Chile

Estadio Tierra de Campeones receberá os jogos do Deportivo Iquique na Sul-Americana — Foto: Internet

Nome do estádio: Estádio Tierra de Campeones Ramón Estay Saavedra
Cidade: Iquique, Chile
Capacidade: 13.171 pessoas
Clube mandante: Deportes Iquique
Resumo: O Estádio Tierra de Campeones, além de ter um nome bastante curioso, é considerado o mais moderno do Chile. É o único no país que conta com iluminação de LED. Foi construído em 1993. Em 2014, um terremoto prejudicou bastante a estrutura de algumas arquibancadas e em 2017 foi demolido. Em fevereiro de 2020, foi reerguido com a tecnologia das luzes de LED, que permite controle eficaz da luz e reduz a poluição luminosa. O Deportes Iquique está no grupo do Atlético-MG.

Estádio Ubilla – Uruguai

Estadio Municipal Arquitecto Antonio Eleuterio Ubilla vai receber os jogos do Cerro Largo — Foto: Divulgação / Cerro Largo

Nome do estádio: Estádio Municipal Arquitecto Antonio Eleuterio Ubilla
Cidade: Melo, Uruguai
Capacidade: 32 mil pessoas
Clube mandante: Cerro Largo
Resumo: O simpático estádio do Cerro Largo foi fundado em 1942 e ganhou reformas em 2012, 2021 e 2022. A tribuna Ondina Viera, localizada no centro do gramado, é coberta por uma conchaA cidade de Melo fica a 50 quilômetros do Rio Grande do Sul, muitos habitantes falam o “portunhol” e há forte influência brasileira no local. O Cerro Largo está no Grupo B da Sula, o do Vitória.

Estádio Jorge Luis Hirschi – Argentina

Estádio Jorge Luis Hirschi tem capacidade para 32 mil pessoas — Foto: Getty Images

Nome do estádio: Estádio Jorge Luis Hirschi
Cidade: La Plata, na Argentina
Capacidade: 32 mil pessoas
Clube mandante: Estudiantes
Resumo: Inaugurado em dezembro de 1907. O estádio carrega o nome de um ex-jogador, presidente e um dos fundadores do clube, mas é conhecido de forma popular como “UNO”. O local passou por uma reforma que durou 14 anos, e foi reinaugurado em 2019. Apesar de moderno, manteve o estilo caldeirão, com arquibancadas próximas ao campo, e ainda conta com um restaurante à beira do gramadoO Estudiantes está no Grupo A, que tem o Botafogo.

Estádio Monumental David Arellano – Chile

 

Estádio Monumental David Arellano é a casa do Colo-Colo, do Chile — Foto: Getty Images

Nome do estádio: Estádio Monumental David Arellano
Cidade: Santiago, Chile
Capacidade: 43 mil pessoas
Clube mandante: Colo-Colo
Resumo: A casa do tradicional clube chileno foi inaugurada em 1975. O nome é uma homenagem a David Arellano, primeiro capitão e ídolo do clube, que teve uma morte trágica em campo após uma joelhada no estômago. Popularmente conhecido como Monumental, o estádio tem como um dos grandes destaques o gramado, que fica abaixo do nível da ruaO time está no mesmo Grupo E do Fortaleza.

Estádio Banco Guayaquil – Equador

 

Estádio Banco Guayaquil é o de menor capacidade da Libertadores — Foto: Getty Images

Nome do estádio: Estádio Banco Guayaquil
Cidade: Quito, Equador
Capacidade: 12 mil pessoas
Clube mandante: Independiente del Valle
Resumo: O mais novo entre os estádios da Libertadores e da Sul-Americana. Fundado em outubro de 2020, o local é o “menorzinho” também, já que tem capacidade apenas para 12 mil torcedores. Por isso, na competição, o Del Valle manda apenas jogos nas fases prévias e de grupos, cuja capacidade mínima é de 10 mil espectadores. A equipe está no Grupo B da Libertadores, sem brasileiros.

Estádio Dr. Carlos Villegas – Bolívia

 

Estádio Dr. Carlos Villegas é do estreante San Antonio Bulo Bulo — Foto: Divulgação

Nome do estádio: Estádio Dr. Carlos Villegas
Cidade: Entre Ríos, Bolívia
Capacidade: 17 mil pessoas
Clube mandante: San Antonio Bulo Bulo
Resumo: Casa de um dos estreantes da Libertadores. O estádio leva o nome de um político boliviano e foi fundado em 1962. O Dr. Carlos Villegas fica situado em Entre Ríos, uma cidadezinha a 20 minutos de Bulo Bulo, na Bolívia. Diferente de outras arenas do país, esse não está na parte com tanta altitude. São apenas 241 metros. O grupo da equipe na Libertadores é o H, que não tem brasileiros.

Estádio Atanasio Girardot – Colômbia

Estádio Atanasio Girardot, a casa do Atlético Nacional, do grupo do Inter e Bahia — Foto: Getty Images

Nome do estádio: Estádio Atanasio Girardot
Cidade: Medellín, Colômbia
Capacidade: 45 mil pessoas
Clube mandante: Atlético Nacional
Resumo: Inaugurado em 1953 em um jogo festivo entre os donos da casa e o Fluminense. O nome do estádio faz uma homenagem à independência da Colômbia e da Venezuela. O local conta com pista de atletismo ao redor do campo, e com arquibancadas bastante altas. A casa do Atlético Nacional já foi sede da Copa América, em 2001, vencida pela ColômbiaInternacional e Bahia são os clubes brasileiros no mesmo grupo F.

Sair da versão mobile