Ícone do site ContilNet Notícias

Acre tem o pior acesso do país à internet em escolas, apontam dados do Censo Escolar

Por Vitor Paiva, ContilNet

O Censo Escolar de 2024 revelou um cenário alarmante para a educação no Acre. De acordo com dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o estado apresenta o menor índice do país em acesso à internet nas escolas, com apenas 48,2% das instituições conectadas à rede.

Acre é o estado com a menor cobertura de internet nas escolas/Foto: Marcos Vicentti/Secom

Segundo o Ministério da Educação (MEC), taxas abaixo de 70% são consideradas de baixa cobertura. Com esse desempenho, o Acre ficou atrás de outros estados da Região Norte, como Amazonas (58,1%), Roraima (61,9%), Pará (66,4%) e Amapá (67,3%).

A situação é ainda mais crítica quando se analisa o acesso à internet de banda larga, considerada de alta velocidade. Nesse quesito, a cobertura nas escolas acreanas é de apenas 27,7%, a mais baixa do Brasil. Em relação às escolas de ensino médio, o estado também ocupa a última posição nacional, com apenas 41% de cobertura.

O levantamento também trouxe à tona outro dado preocupante: o Acre lidera o país em número de escolas de pequeno porte, aquelas com até 50 matrículas , com uma taxa de 47,2%. O estado supera inclusive Amazonas (43%) e Roraima (40,9%), enquanto a média nas regiões Norte e Nordeste é de 34,8% e 22%, respectivamente.

Sair da versão mobile