Alerta: Rio Acre sobe 6 metros em Assis Brasil e águas devem chegar à capital nas próximas horas

Elevação repentina foi registrada na fronteira com o Peru e pode afetar Rio Branco nos próximos dias

Foi registrado um aumento significativo do Rio Acre no município de Assis Brasil, no Alto Acre. De acordo com autoridades, houve uma elevação de 6 metros nas últimas 24 horas. A cidade, que faz fronteira com o Peru por meio da cidade de Iñapari, volta a ligar o alerta para possíveis impactos provocados pela cheia do rio.

Moradores da região registraram vídeos que circulam nas redes sociais, mostrando a rápida elevação das águas e expressando preocupação com a situação. As imagens mostram trechos do rio próximos à zona urbana e refletem o temor da população diante da possibilidade de transbordamentos.

O Rio Acre, que corta o município de Assis Brasil, no interior do Acre, registrou uma elevação de 6 metros nas últimas 24 horas / Foto: Reprodução

A elevação repentina do nível do Rio Acre preocupa autoridades e moradores, principalmente por se tratar de uma região sensível a alagamentos durante o período chuvoso.

Embora a cheia tenha ocorrido na fronteira, os efeitos do aumento do nível do rio devem ser sentidos também em Rio Branco, capital do estado, nos próximos dias. Isso porque a elevação nas cabeceiras costuma influenciar diretamente o comportamento do rio em toda a bacia.

O coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, conversou com a reportagem do ContilNet sobre o risco que a elevação do rio no Alto Acre traz para a capital acreana.

“Tivemos um absurdo de chuva nessas últimas 24 horas na Bacia do Rio Acre. Em Xapuri choveu 95 milímetros. É chuva demais. Em Assis Brasil, mais de 6 metros de aumento. Em Brasiléia, mais de 2 metros. Em Capixaba, mais de dois e meio. Na capital, o rio está 7,14 m e pode chegar, dependendo da situação, a 8,9 metros, mas é só isso, não corre o risco de chegar numa cota de preocupante”, disse Falcão.

Falcão disse que as águas de Assis Brasil devem chegar a Rio Branco em até 72 horas. “De Capixaba, em menos de 24 horas. E a de Xapuri, deve chegar em até 48 horas”, finalizou.

VEJA VÍDEOS:

PUBLICIDADE