Ícone do site ContilNet Notícias

Após derrotas em eleições internas do Rede Sustentabilidade, Marina recebe convite de filiação ao PSB

Por Tião Maia, ContilNet

Seguidas vezes derrotada pelo grupo da ex-senadora Heloisa Helena no controle do Rede Sustentabilidade, a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, vê cada vez mais difíceis as condições de sua permanência na sigla que ela mesma fundou após sair do PT, e começa a se preocupar com espaços para disputar a reeleição por São paulo, onde é deputada federal licenciada.

Após derrotas em eleições internas do Rede Sustentabilidade, Marina Silva recebe convite de filiação ao PSB. Foto: Reprodução

Não por acaso, Marina Silva, acreana e que começou sua vida política como vereadora pelo PT de Rio Branco, em 1988, vem sedo convidada a se filiar ao PSB. O convite partiu do presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, e também teria sido estendido a aliados próximos, como a deputada estadual Marina Helou (SP).

Em São Paulo, o PSB está sob influência do vice-presidente da República e ministro do Comércio e da Indústria Geraldo Alckmin, que analisa disputar, em 2026, o governo paulista ou uma das duas cadeiras do Senado. A filiação de Marina à sigla contaria com o aval de Alckmin.

A possível migração para o PSB representaria, na prática, um retorno. Marina Silva disputou a Presidência da República em 2014 pelo partido, após a morte do ex-governador Eduardo Campos, com quem formava chapa. Na ocasião, terminou em terceiro lugar, alcançando sua maior votação em eleições presidenciais.

Sair da versão mobile