O chefe de divisão de infraestrutura da Secretaria Municipal de Infraestrutura de Rio Branco (Seinfra), José Maurício Escobari Jimenez, de 53 anos, sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) e foi internado em estado grave no pronto‑socorro da capital acreana, na quarta-feira (23).

José Maurício Escobari, sofreu um AVC/ Foto: Reprodução
Segundo o secretário de Infraestrutura, Cid Ferreira, Escobari não estava nas dependências da Seinfra quando passou mal. “Recebemos a notícia de que ele apresentou sintomas de hidrocefalia, com acúmulo excessivo de líquido no cérebro, e foi submetido a cirurgia ainda na noite de quarta”, explicou Ferreira ao g1.
Durante o procedimento, foi instalado um dreno para reduzir a pressão intracraniana, resultado de um hematoma subdural detectado pelos médicos. “Ele entrou no centro cirúrgico por volta das 18h”, detalhou o secretário, ressaltando que o quadro permanece delicado devido ao volume significativo de sangue no cérebro e ao aumento da pressão cerebral.
Está prevista uma nova intervenção cirúrgica para a próxima sexta-feira (25), quando a equipe médica avaliará a evolução do quadro. “Toda equipe está unida em sentimento solidário e em orações pelo restabelecimento da saúde de José”, afirmou Cid Ferreira.
Especialistas alertam que o AVC, que ocorre quando um vaso sanguíneo cerebral se entope (isquêmico) ou se rompe (hemorrágico), é uma das principais causas de morte e incapacidade no mundo. O reconhecimento rápido dos sinais e o atendimento imediato aumentam as chances de recuperação total.
Fatores de risco como diabetes, hipertensão arterial, obesidade, colesterol elevado, tabagismo e sedentarismo elevam a probabilidade de ocorrência de AVC, cujas sequelas mais graves costumam afetar a locomoção do paciente.
