Chuva e lama causam transtornos em travessia entre cidades do Acre: “Sufoco”

Somente em 2025, ao menos três veículos já caíram no rio durante tentativas de travessia, segundo relatos de moradores

Mais uma tarde de transtornos foi registrada no porto de travessia entre os municípios de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves, no Acre. As fortes chuvas que atingiram a região nesta semana deixaram o local coberto por lama, dificultando o acesso de veículos e pedestres e elevando o risco de acidentes.

Durante uma tentativa de travessia, uma caminhonete ficou atolada na margem do rio e, por pouco, não foi arrastada para dentro do leito. Moradores que estavam no local relataram o susto e afirmam que situações como essa têm se tornado frequentes. “Toda vez que chove é esse sufoco. A gente vive com medo de alguém se machucar ou pior”, desabafou um dos moradores.

A travessia é realizada por uma balsa mantida pelo Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), e é gratuita. No entanto, em dias de chuva intensa, o acesso até a balsa se torna quase impossível por causa do atoleiro que se forma na margem. Como alternativa, pequenos balseiros particulares também operam no trecho, utilizando balsas de madeira para transportar passageiros e veículos de menor porte.

Somente em 2025, ao menos três veículos já caíram no rio durante tentativas de travessia, segundo relatos de moradores. A situação tem gerado revolta e apreensão entre os usuários, que cobram do poder público ações imediatas para melhorar as condições de acesso, especialmente nos períodos chuvosos.

A travessia entre Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves é considerada essencial para o deslocamento de moradores, estudantes, trabalhadores e o transporte de mercadorias entre os dois municípios. A população espera que medidas de infraestrutura e segurança sejam adotadas com urgência para evitar novos acidentes e garantir um trajeto digno e seguro para todos.

PUBLICIDADE