Ícone do site ContilNet Notícias

Convocação de mais de 4 mil aprovados no CNU deve começar em maio

Por Direção Concursos

Wey Alves/Metrópoles @weyalves_

A convocação de mais de 4 mil aprovados na primeira edição do Concurso Nacional Unificado (CNU) está prevista para iniciar em maio!

A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e Inovação (MGI) nesta segunda-feira (14/4). Com a sanção da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, será possível a convocação, nomeação e posse de 4.335 candidatos aprovados nos cargos dos Blocos 1 a 8 do certame, naqueles cargos que não exigem curso de formação.

Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia

Segundo o comunicado, uma portaria única será publicada pelo MGI nos próximos dias, autorizando o provimento de cargos em 16 órgãos e entidades federais, tornando a nomeação dos aprovados mais ágil e coordenada.

Com a assinatura da autorização para provimento pela ministra Esther Dweck, cada órgão será responsável por publicar seus próprios atos de nomeação.

A portaria autoriza o provimento de vagas do CNU nos seguintes órgãos:

Panorama do CNU

A primeira edição do Concurso Nacional Unificado ofertou 6.640 vagas de níveis médio e superior de formação para 21 órgãos e entidades do Executivo Federal.

As oportunidades estão distribuídas em 8 blocos temáticos, segmentados conforme mostrado abaixo:

Os aprovados no certame receberão salários iniciais que variam entre R$ 5.866,69 (Técnico do IBGE) e R$ 22.921,71 (Auditor Fiscal do Trabalho).

As avaliações foram aplicadas no dia 18 de agosto, em 228 municípios e mais de 2,1 milhões de candidatos se inscreveram. No entanto, segundo o MGI, mais de 40% dos inscritos não compareceram às provas.

Novo CNU em 2025

A realização da nova edição do CNU já foi confirmada para 2025!

De acordo com a ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, o anúncio oficial do novo certame deverá ocorrer até o fim da primeira quinzena de abril, com as provas sendo aplicadas no segundo semestre deste ano, mais especificamente entre setembro e outubro

Além disso, a previsão é que a escolha da banca organizadora seja realizada ainda neste mês de abril.

Até o momento, a estimativa é que o edital contemple cerca de 3 mil vagas em diversos órgãos e Ministérios do Poder Executivo Federal. Em relação aos cargos ofertados, a ministra do MGI, Esther Dweck, informou que duas carreiras transversais devem ser contempladas: as ligadas à Defesa, Justiça e Segurança e também ao Desenvolvimento Socioeconômico.

Resumo do CNU

Sair da versão mobile