Em Cruzeiro do Sul, Feira do Peixe 2025 começa na terça-feira com expectativa de vender 10 toneladas

Além da venda de pescado, o evento trará uma série de atrações culturais e educativas

A tradicional Feira do Peixe de Cruzeiro do Sul tem início na próxima terça-feira, 15 de abril, com programação diversificada, atrações culturais e expectativa de comercialização entre 7 e 10 toneladas de pescado. O evento é promovido pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, e se estende até a Sexta-feira Santa, 18 de abril.

Segundo o secretário de Agricultura, Nildson Moura, os preparativos estão a todo vapor. A estrutura começa a ser montada no dia 14, e a cerimônia de abertura será realizada às 8h da manhã do dia 15. Ao todo, 22 expositores participarão da feira, oferecendo diversas espécies de peixes frescos e processados.

“Vamos ter cortes especiais, como filé e costelinha de tambaqui, trazidos pelo Sansão, lá de Mâncio Lima, que será um dos diferenciais desta edição”, destacou Moura.

A feira conta com a parceria de instituições como o SEBRAE, a Colônia de Pescadores, a Associação e o Sindicato dos Pescadores, além de diversas secretarias municipais, como as de Meio Ambiente, Saúde e Cultura.

Além da venda de pescado, o evento trará uma série de atrações culturais e educativas. Haverá apresentações musicais com artistas regionais, competições de karaokê e até um concurso da “melhor história de pescador”, com premiação no encerramento.

Outro destaque será a participação do trailer do IFAC, que levará professoras para demonstrações culinárias, incluindo preparo de peixe defumado, filetagem e degustação de petiscos de pirarucu ao longo de todos os dias do evento.

A premiação para os expositores também é uma das novidades deste ano. Serão entregues ciclos de ração para criação de peixes, que incluem desde mil alevinos até nove sacas de ração, com valor estimado em R$ 4 mil por ciclo. Ao todo, a premiação ultrapassa R$ 20 mil, oferecida com apoio de empresas do setor de nutrição animal.

Secretário de Agricultura, Nildson Moura/Foto cedida

A estrutura contará com 10 tendas para atender ao público, que poderá desfrutar também de verduras frescas, café da manhã, comidas típicas, peixe assado e moqueca. Durante os dois primeiros dias, a Secretaria de Saúde estará presente com atendimentos à população.

“É um evento que já virou tradição e cresce a cada ano. A ideia é proporcionar não apenas a comercialização do pescado para a Semana Santa, mas também um espaço de lazer e turismo para moradores e visitantes dos municípios vizinhos”, ressaltou o secretário.

PUBLICIDADE