Enfermeira que acompanhava tratamento de adolescente com câncer faz relato: ‘Dor tão forte’

Tiago morreu na manhã desta sexta-feira (25), na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Acre (Unacon), em Rio Branco

“Recebi a mensagem da médica dele e, ao ler, senti uma dor no peito tão forte que não consigo descrever. É como perder um familiar.” O relato é da enfermeira Norma Rocha, ao site G1 Acre, que acompanhou de perto a luta do adolescente Tiago Castro Rosas, de 17 anos, contra um câncer ósseo. Tiago morreu na manhã desta sexta-feira (25), na Unidade de Alta Complexidade em Oncologia do Acre (Unacon), em Rio Branco.

A enfermeira lamentou a morte do garoto/Foto: Dhárcules Pinheiro

Natural de Cruzeiro do Sul, Tiago enfrentava o tratamento contra um osteossarcoma, tipo de câncer que atinge os ossos, principalmente em crianças e adolescentes. Ele havia recebido diagnóstico de metástase no pulmão e, após uma recente sessão de quimioterapia, teve a imunidade drasticamente reduzida, precisando ser internado. Na quinta-feira (24), o quadro de saúde se agravou com duas paradas cardíacas. Ele foi entubado, mas não resistiu.

VEJA MAIS: Adolescente com câncer que realizou sonho de andar de helicóptero morre em Rio Branco

Durante o período de tratamento, Tiago desenvolveu uma forte relação de amizade com a enfermeira Norma, a quem chamava carinhosamente de “tia”. Foi ela quem descobriu que o jovem tinha o sonho de voar de helicóptero. Comovida, Norma articulou com a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) e a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) para tornar esse desejo realidade.

No dia 4 de março, Tiago sobrevoou Rio Branco a bordo de uma aeronave do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Acompanhado da mãe, Maria Castro, e da própria Norma, ele se encantou com a experiência. “Foi top, emocionante. Foi melhor do que eu imaginava. [Lá de cima] era tudo bem pequeno, parecia de brinquedo a cidade”, disse na época.

O velório do adolescente foi realizado na casa onde vivia com a família, no Conjunto Ilson Ribeiro, no bairro Calafate, em Rio Branco. Tiago deixa uma história de coragem, sensibilidade e sonhos que, mesmo diante da dor, encontraram espaço para se tornarem realidade.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.