Ícone do site ContilNet Notícias

Espanha declara estado de emergência nacional após apagão

Por Veja

O Ministério do Interior da Espanha declarou estado de emergência nesta segunda-feira, 28, após um apagão de energia deixar todo o país e grande parte da Península Ibérica às escuras. A ordem foi assinada pelo ministro Fernando Grande-Marlaska, e o presidente Pedro Sánchez anunciou que o governo central assumirá a gestão da crise em Madri, Andaluzia, Extremadura e Múrcia. O ministério acrescentou que o status de emergência será aplicado nas regiões que o solicitarem.

A operadora de eletricidade Red Eléctrica ativou planos de emergência para restaurar o fornecimento, afirmando que as causas da falha ainda estão sendo analisadas. A pane afetou diversas cidades espanholas, como Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz.

Passageiros passam pela estação ferroviária de Atocha durante um grande apagão que afetou toda a Península Ibérica e o sul da França, em Madri, em 28 de abril de 2025. Um “grande” apagão na madrugada de 28 de abril de 2025 afetou toda a Península Ibérica e parte da França, de acordo com a operadora de rede elétrica portuguesa REN (OSCAR DEL POZO/AFP)

A Renfe, operadora ferroviária, relatou paralisação nacional dos trens e cancelamento de viagens. Até eventos esportivos foram impactados: o jogo do Madrid Open entre Dimitrov e Fearnley precisou ser interrompido no segundo set após a queda de energia.

Moradores de Portugal, França, Finlândia e outros países da Europa também reportaram apagões, enquanto operadoras locais tentam identificar as causas da pane elétrica generalizada.

 

 

Sair da versão mobile