Ícone do site ContilNet Notícias

Famílias deixam abrigos em Cruzeiro do Sul após recuo do Rio Juruá; prefeitura entrega sacolões

Por Redação ContilNet

Com a redução do nível do Rio Juruá para 10,56 metros nesta terça-feira (1), a prefeitura de Cruzeiro do Sul concluiu a desocupação dos abrigos municipais. Das 150 famílias que haviam sido acolhidas em quatro escolas devido à enchente, apenas uma precisou ser encaminhada para o aluguel social.

Todas as famílias desabrigadas pelo Rio Juruá foram levadas de volta para casa/Foto: Reprodução

O prefeito Zequinha Lima acompanhou a operação de retorno das famílias às suas residências, entregando sacolões, kits de limpeza e colchões. O processo começou na Escola Madre Aldegundes, onde estavam 15 famílias indígenas da etnia Huni Kuin. Na sequência, os abrigados nas Escolas Marcelino Champagnat, Thaumaturgo de Azevedo e Corazita Negreiros também foram levados de volta para casa.

A enchente deste ano teve seu ápice com o rio atingindo 13,79 metros. A primeira remoção de famílias ocorreu em 18 de março, quando o nível do manancial estava em 13,65 metros. Na ocasião, a localidade de Olivença foi uma das mais afetadas, levando os moradores para o abrigo na Escola Corazita Negreiros. Em comparação, a maior cheia já registrada aconteceu em 2021, quando o rio chegou a 14,36 metros.

Com o retorno das famílias, a prefeitura agora direciona esforços para a recuperação das áreas atingidas, garantindo assistência contínua às comunidades afetadas.

Sair da versão mobile