Fraude nas Americanas: ação que pede reparação de prejuízos avança

Processo contempla acionistas minoritários atingidos pela fraude bilionária das Americanas e corre no Rio de Janeiro (RJ)

Após o Ministério Público Federal (MPF) denunciar 13 ex-integrantes do alto escalão das Americanas, outro processo envolvendo a fraude bilionária começou a caminhar. Desta vez, a ação trata da possível reparação de prejuízos provocados pelo escândalo.

A 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro abriu, nesta segunda-feira (14/4), edital para manifestações de acionistas e de consumidores lesados pela fraude da varejista. O prazo é de 20 dias e os interessados, caso comprovem os danos, podem integrar a ação movida pelo Instituto Brasileiro de Cidadania (Ibraci).

Matheus Veloso/Metrópoles

O Instituto pede, no processo, a condenação da Americanas ao pagamento de compensação por danos morais individuais e de indenização por danos materiais individuais aos investidores/acionistas individualmente considerados.

“A volatividade do mercado foi dolosamente viciada com a prática de ato contrário a boa-fé objetiva, levando, com isso, a prejuízo certo, ofendeu direito do aplicador de boa-fé, o qual, estava ciente do risco negocial, mas não se cogitava da fraude dolosa de manipulação de informações praticadas pela ré”, diz trecho da ação.

PUBLICIDADE