Ícone do site ContilNet Notícias

Igreja Católica inicia luto de nove dias

Por CBN

Depois do sepultamento do papa Francisco na basílica Santa Maria Maior, em Roma, a Igreja Católica iniciou luto de nove dias. Durante o período, diferentes cardeais vão celebrar missas diárias em homenagem ao pontífice na basílica de São Pedro, no Vaticano.

O conclave, processo que determina a escolha do novo papa, deve começar depois do dia 5 de maio. O vaticano já convocou todos que vão compor o Colégio dos Cardeais, atualmente formado por 252 religiosos de todo o mundo.

Missa do funeral do papa Francisco, Basílica de São Pedro, Praça de São Pedro/Foto: Ricardo Stuckert / PR

O grupo ajuda a organizar o conclave e discute os temas principais da igreja, mas apenas os cardeais com menos de 80 anos podem participar da eleição. Ao todo, 135 se enquadram nesse critério, sendo que 80% foram nomeados por Francisco.

A Itália, com 17 cardeais, é o país com o maior número de eleitores. Em seguida vem os Estados Unidos, com 10, e o Brasil, com 7 cardeais. Ao todo, 71 países têm cardeais votantes, sendo que a maior fatia fica na Europa.

Durante o Conclave, os cardeais ficam em reclusão dentro do Vaticano e não podem falar com ninguém de fora do grupo sobre o processo. A votação acontece na Capela Sistina, que será fechada ao público a partir de amanhã.

Até quatro votações podem acontecer por dia e pra um cardeal ser escolhido como o novo papa, ele precisa receber dois terços dos votos. Ao final de cada votação, as cédulas são queimadas. Se a fumaça que sair da chaminé for preta, significa que ainda não houve consenso. Quando a fumaça branca for avistada saindo do teto da capela, saberemos que o colégio de cardeais escolheu o novo chefe da Igreja Católica.

Não existe um prazo certo, mas os últimos conclaves se resolveram em poucos dias.

Sair da versão mobile