No Pará, Bocalom participa de encontro com prefeitos para discutir COP30 e apresenta ações

O prefeito Tião Bocalom está em Belém (PA) para participar do Encontro de Prefeitas e Prefeitos da Amazônia Legal, que acontece nos dias 23 e 24 de abril, no Palácio Antônio Lemos.

Bocalom participa do evento no Pará/Foto: Reprodução

O evento reúne gestores municipais para debater a preparação das cidades amazônicas diante da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), prevista para outubro deste ano, no Brasil.

A programação inclui painéis sobre planejamento urbano, adaptação climática, financiamento de políticas ambientais e a valorização de boas práticas em gestão ambiental nas cidades da região. A abertura oficial foi feita por Adalberto Maluf, Secretário Nacional de Meio Ambiente Urbano, Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental, vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima.

Bocalom concedeu entrevista à imprensa/Foto: Reprodução

Durante sua participação, Bocalom reforçou o posicionamento que já havia levado a fóruns internacionais, como o realizado na Escócia, ao defender que o cuidado com o meio ambiente deve considerar, em primeiro lugar, a dignidade das populações locais.

“Sabemos que pessoas que moram em comunidades isoladas, como em Santa Rosa do Purus, no Acre, quando adoecem, muitas vezes precisam ser transportadas em redes, durante dias, de barco e a pé, até chegarem a uma unidade de saúde. E, se infelizmente falecem, algumas vezes são enterradas no caminho. Fala-se muito em proteger a floresta para atrair recursos dos países ricos, mas é necessário lembrar que há seres humanos vivendo nela”, afirmou.

Bocalom apresentou suas ações no encontro/Foto: Reprodução

A fala sensibilizou outros participantes do encontro, que também passaram a ecoar a abordagem humanizada trazida pelo prefeito acreano.

Acompanhado da secretária municipal de Meio Ambiente, Flaviane Stedille, Bocalom apresentou os principais avanços de sua gestão na área ambiental. Entre eles, estão:

  • O reflorestamento de 23 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs), com o plantio de mais de 15 mil mudas;
  • A limpeza do Igarapé São Francisco, realizada após duas décadas sem intervenções;
  • A substituição das multas por queimadas urbanas por programas educativos;
  • A redução significativa do número de queimadas em Rio Branco — que caiu de 2.700 ocorrências em 2020 para 712 em 2024;
  • A revitalização de áreas verdes estratégicas, como o Horto Florestal, o Parque Capitão Ciríaco e o Parque Chico Mendes.

O prefeito também ressaltou os investimentos em saneamento básico. De acordo com ele, Rio Branco deve sair dos atuais 2,2% de cobertura de esgoto tratado para atingir 42% até o final de 2025.

A cerimônia contou ainda com a presença de representantes nacionais e internacionais, como a embaixadora da Alemanha no Brasil, Bettina Cadenbach; o superintendente da SUDAM, Paulo Rocha; e Vanessa Grazziotin, diretora executiva da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA).

PUBLICIDADE