Operação apreende 7.500 cabeças de gado e aplica multas milionárias na Reserva Chico Mendes

Esta foi a segunda fase da operação, focada na notificação de criadores que comercializam rebanhos oriundos de áreas embargadas com frigoríficos

Uma operação conjunta do ICMBio e da Polícia Federal resultou na apreensão de 7.500 cabeças de gado e na aplicação de mais de R$ 7 milhões em multas na Reserva Extrativista Chico Mendes. As informações são do Jornal A Tribuna.

Gado no pasto na Reserva Extrativista Chico Mendes/Foto: Odair Leal

A Operação Boi Fantasma, deflagrada nesta quinta-feira (25), pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) com apoio da Polícia Federal, resultou na apreensão de 7.500 cabeças de gado, na lavratura de mais de 54 autos de infração e na aplicação de multas que ultrapassam R$ 7 milhões contra pecuaristas que praticaram desmatamento ilegal em terras públicas.

Esta foi a segunda fase da operação, focada na notificação de criadores que comercializam rebanhos oriundos de áreas embargadas com frigoríficos. Segundo Tatiane Leite, representante do ICMBio, a criação de gado é proibida no interior de unidades de conservação. “Essa atividade não é permitida no interior de unidades de conservação”, afirmou ela em entrevista a uma emissora local.

Além das multas e apreensões, diversas propriedades rurais foram embargadas por manterem atividade pecuária em áreas destinadas à preservação permanente. Os proprietários notificados terão um prazo de 20 dias para apresentar defesa e até 60 dias para remover o gado das áreas protegidas.

A operação reforça a atuação dos órgãos ambientais no combate à exploração ilegal de terras públicas e na preservação dos biomas amazônicos.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.