Ícone do site ContilNet Notícias

Pesquisa sobre perda da função renal em UTIs do Acre ganha destaque em revista internacional

Por Redação ContilNet

Um estudo do urologista Fernando de Assis, por meio da Fundação Hospitalar Governador Flaviano Melo (Fundhacre), realizado em parceria com o Governo do Acre, ganhou destaque em uma publicação da revista internacional científica Nature. A pesquisa tem o objetivo de identificar as circunstâncias da perda da função renal de pacientes internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).

As coletas foram enviadas para a Universidade da California, nos Estados Unidos/ Foto: Pedro Ribas/SMCS

O trabalho teve parceria, ainda, das universidades da Califórnia (UC), Federal do Acre (Ufac) e de São Paulo (USP), envolvendo estudantes e enfermeiros da Fundhacre e do Pronto-Socorro de Rio Branco.

Mais de 1.400 pacientes das UTIs foram analisados durante o processo, explicou Fernando de Assis. “Os primeiros foram pacientes-pilotos para tornar o estudo mais confiável ainda. E foi a primeira pesquisa populacional, de grande porte, realizada nas Unidades de Terapia Intensiva aqui no estado, para um objetivo específico. Os estudados são usuários do sistema público de saúde”, destacou.

Autor da pesquisa, Fernando de Assis é urologista do quadro da Fundhacre/ Foto: Reprodução

De início, fatores ambientais como picadas de animais peçonhentos foram considerados como hipóteses para o problema, no entanto, após resultados obtidos, o estudo chegou a conclusão de que as principais causas da perda da função renal nos pacientes estão relacionadas a condições crônicas comuns como: diabetes e hipertensão arterial.

Outros fatores estão relacionados ao ambiente hospitalar, como o excesso no uso de líquidos para estabilizar a pressão arterial, podem prejudicar a função renal.

As coletas foram enviadas para a Universidade da California, nos Estados Unidos e analisadas durante um ano pelo urologista.  “A primeira publicação do estudo ocorreu em 2016 e, hoje, a gente conseguiu esse feito espetacular em uma revista de altíssimo nível, considerada uma das melhores científicas do planeta, mostrando o que a gente consegue fazer aqui”, ressaltou.

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, ressaltou a importância do reconhecimento do estudo para o avanço da Saúde no estado.

“A Saúde do Acre avança com qualificação e reconhecimento, como demonstra esta publicação na revista Nature. Estudos como esse não apenas colocam o estado em evidência, mas também trazem benefícios diretos para a população, ao contribuírem para a melhoria da assistência e do atendimento nas nossas unidades. Essa conquista reflete o compromisso do governador Gladson Camelí com o fortalecimento do SUS no Acre e reforça a importância da parceria entre governo e profissionais de saúde na busca por um serviço cada vez mais eficiente e humanizado”.

Com informações Agência de Notícias do Acre

Sair da versão mobile