Prefeitura anuncia vacinação nas escolas de Rio Branco para ampliar imunização

Ação começa em maio e será acompanhada de campanhas informativas aos pais

A capital acreana se prepara para iniciar, a partir de maio, a vacinação de crianças e adolescentes diretamente nas escolas públicas. A ação faz parte da nova Política Nacional de Vacinação em Ambientes Escolares, instituída pela Lei 14.886, e foi detalhada pelo secretário municipal de Saúde, Rennan Biths.

Segundo o gestor, Rio Branco vai aderir à estratégia federal com apoio das secretarias municipal e estadual de Educação. O objetivo é ampliar a cobertura vacinal entre o público infantojuvenil e facilitar o acesso às vacinas de rotina, garantindo maior proteção à comunidade escolar.

A capital acreana se prepara para iniciar, a partir de maio, a vacinação de crianças e adolescentes diretamente nas escolas públicas /Foto: Ascom

“Vamos integrar as unidades de saúde com as escolas para alcançar o maior número possível de crianças e adolescentes. É uma ação coletiva, e o engajamento das famílias será essencial”, destacou Biths em entrevista ao ac24horas.

O planejamento prevê que equipes de vacinação da SEMSA estejam presentes nas instituições de ensino com datas definidas previamente e comunicadas pelos gestores escolares. “As escolas irão avisar os pais sobre dias e horários, garantindo que todos estejam informados e preparados”, explicou.

Atualmente, a prefeitura finaliza a organização da logística necessária. A aquisição de insumos e a montagem das equipes já estão em andamento. “A ideia é começar em maio, com todo o suporte técnico necessário para que a campanha nas escolas ocorra de forma eficiente e segura”, disse o secretário.

Além da nova campanha de vacinação, Biths também falou sobre os desafios recentes enfrentados pela saúde municipal, como o aumento de casos de Covid-19, a epidemia de dengue e os impactos da cheia do Rio Acre.

Ele informou ainda que, em paralelo à vacinação nas escolas, a prefeitura vai entregar a Unidade Básica de Saúde Francisca Eduardo de Paiva, que passou por ampla reestruturação para melhorar o atendimento à população.

“Com a união entre escolas, famílias e os profissionais de saúde, vamos superar os desafios e fortalecer o atendimento da atenção primária, que é a porta de entrada para uma saúde pública mais eficiente e humana”/ Foto: Prefeitura de Bertioga/Divulgação

O secretário finalizou com um apelo à comunidade: “Com a união entre escolas, famílias e os profissionais de saúde, vamos superar os desafios e fortalecer o atendimento da atenção primária, que é a porta de entrada para uma saúde pública mais eficiente e humana”.

PUBLICIDADE