SEE reafirma retomada da tabela salarial de professores após protestos na Aleac

A publicação ocorreu após professores aposentados ocuparem a galeria da Aleac, nesta terça-feira

O Governo do Acre reafirmou seu compromisso de retomar a tabela salarial dos professores da rede estadual assim que houver condições fiscais adequadas, conforme estabelece a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

Segundo as negociações com os três sindicatos da categoria, a retomada da tabela salarial ocorrerá em duas etapas: um reajuste de 1,5% em 2025 e mais 1,5% em 2026. A informação foi divulgada pelo secretário estadual de Educação, Aberson Carvalho, por meio de suas redes sociais nesta terça-feira (1).

O governo garantiu o reajuste de 6,27%, referente ao aumento nacional do piso salarial/ Foto: Reprodução

Caso as condições fiscais impeçam a implementação imediata desse plano, o governo garantiu o reajuste de 6,27%, referente ao aumento nacional do piso salarial, para contemplar todos os servidores da Educação.

A publicação ocorreu após professores aposentados ocuparem a galeria da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta terça-feira, reivindicando dos deputados estaduais a aprovação de uma lei que restabeleça o pagamento de 10% sobre o valor de suas aposentadorias dentro da estrutura da tabela do plano de classificação de cargos e salários da categoria.

ENTENDA: ‘Cabeças brancas’ da Educação ameaçam acampar na Aleac exigindo adicional no salário; base defende Governo

O protesto contou com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Acre (Sinteac). A presidente da entidade, professora Rosana Nascimento, afirmou que o objetivo da manifestação é pressionar os deputados a revisarem a decisão tomada pela Assembleia em legislatura anterior.

PUBLICIDADE