Seminário “Txai Amazônia”, que será realizado em junho, visa impulsionar a bioeconomia no Acre

Encontro vai reunir em Rio Branco lideranças indígenas do Brasil e internacionais discutindo tecnologias associadas aos saberes tradicionais

O Espaço Amazônia da Universidade Federal do Acre (Ufac), instalado no Campus Universitário de Rio Branco, em Rio Branco, realiza, entre os dias 25 e 28 de junho de 2025, o Seminário Internacional Txai Amazônia, um evento que visa impulsionar a bioeconomia e valorizar a sociobiodiversidade como pilares do desenvolvimento econômico na Amazônia Legal Brasileira.

Seminário “Txai Amazônia”, que será realizado em junho, visa impulsionar a bioeconomia no Acre. Foto: Reprodução

Ao longo de quatro dias de programação intensa, o evento explorará seus eixos temáticos por meio de painéis dinâmicos, nos quais serão apresentados casos de sucesso emblemáticos da bioeconomia regional. Paralelamente, o público vivenciará uma Mostra Artística vibrante, concebida para fomentar a interação e o diálogo entre povos tradicionais, a comunidade acadêmica, o público em geral e as autoridades presentes, a partir da apresentação de artistas enraizadamente amazônidas.

A iniciativa será realizada pelo Instituo Sapien, Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT) dedicada à pesquisa e gestão para o desenvolvimento regional, e também tem apoio do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) e do Governo do Estado do Acre, por meio das Secretarias de Estado de Povos Indígenas (SEPI), Planejamento (SEPLAN), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Acre (FAPAC) e mais de 20 instituições acreanas.

O Seminário reunirá líderes e representantes de diversos setores dos nove estados da Amazônia Legal, além de membros da Bolívia e Peru. O Txai Amazônia é dedicado a promover a bioeconomia e o desenvolvimento econômico no maior ecossistema tropical do mundo e se apresenta como uma plataforma para a formulação de soluções inovadoras, integrando conhecimento técnico-científico, inovação e sabedoria ancestral.

A realização pretende impulsionar a bioeconomia e os serviços ambientais, fomentando a sociobiodiversidade da Amazônia brasileira através de um diálogo produtivo que estabeleça uma conexão robusta entre o rigor do conhecimento técnico e científico e a riqueza dos saberes tradicionais.

Nesse contexto, o evento se propõe a aprofundar a compreensão da dimensão da bioeconomia amazônica e discutir estratégias eficazes para o seu fomento. Adicionalmente, o TXAI Amazônia visa contribuir ativamente para a construção de um Plano Nacional de Bioeconomia, buscando acelerar o desenvolvimento de mercados tanto no âmbito público quanto no privado.

A promoção da sociobiodiversidade é outro pilar fundamental, com o intuito de atrair investimentos tanto nacionais quanto internacionais para a região. Em consonância com essa visão, o seminário valoriza profundamente os conhecimentos e as práticas tradicionais dos povos da floresta, buscando integrá-los de maneira sinérgica com as mais recentes inovações tecnológicas, reconhecendo a importância da sabedoria ancestral para um futuro promissor e de possibilidades diversas.

PUBLICIDADE