Uma tartaruga-das-galápagos chamada Mommy, com quase 100 anos de idade, chocou o mundo ao colocar 16 ovos, e 4 deles já viraram filhotes saudáveis! O nascimento aconteceu no Zoológico da Filadélfia, nos Estados Unidos, e é um momento histórico: é a primeira vez, em 150 anos, que tartarugas dessa espécie nascem no zoológico.
Os filhotes nasceram no final de fevereiro de 2025 e estão sendo cuidados com muito carinho na área de répteis do zoológico. Eles pesam entre 70 e 80 gramas e devem ser apresentados ao público no dia 23 de abril. O zoológico também vai fazer um concurso para escolher os nomes dos novos moradores.
Mommy vive no zoológico desde 1932 e é considerada uma tartaruga muito especial, por causa da sua genética rara. Ela se tornou a mãe de primeira viagem mais velha já registrada da sua espécie.
O nascimento desses filhotes é muito importante, porque as tartarugas-das-galápagos estão ameaçadas de extinção. Elas correm risco por causa da destruição de seu habitat e de animais invasores. Por isso, programas como esse, de reprodução em zoológicos, ajudam a salvar a espécie.
As tartarugas-das-galápagos podem viver mais de 100 anos, e a história de Mommy mostra que elas ainda podem surpreender, mesmo com idade avançada.

