A derrota do Valladolid para o Betis, nesta quinta-feira, decretou o rebaixamento da equipe, isolada na lanterna do Campeonato Espanhol, com apenas 16 pontos. Desde que Ronaldo Fenômeno assumiu como sócio majoritário do clube, em 2018, é a terceira vez que a equipe cai para a segunda divisão, mas dessa vez com a pior campanha de todas, somando 25 derrotas.
Em seus 97 anos de história, o Real Valladolid nunca havia sido derrotado tantas vezes em uma edição de campeonato nacional, contando primeira, segunda e terceira divisões.

Torcedores do Valladolid protestam contra Ronaldo — Foto: Denis Doyle/Getty Images
Números do Valladolid em 2025
- Jogos: 16
- Derrotas: 14
- Empate: 1
- Vitória: 1
Além de ser o campeonato com mais derrotas da história do Valladolid, a campanha atual da equipe de Ronaldo Fenômeno pode representar também um recorde em LaLiga. Caso perca quatro dos cinco últimos jogos da temporada, a equipe igualará a campanha do Sporting Gijón da temporada 1997/98, perdendo 29 partidas, algo nunca superado na primeira divisão espanhola.

Torcedores do Valladolid protestam contra Ronaldo — Foto: Denis Doyle/Getty Images
Com uma campanha de recorde negativo, a torcida do Valladolid frequentemente protesta contra Ronaldo. Entre as principais críticas ao dirigente brasileiro estão a falta de reforços de peso e a ausência no dia a dia do clube. Recentemente, o Fenômeno publicou imagens em um evento onde disputou partida de tênis durante uma das derrotas do Valladolid em LaLiga, algo que repercutiu muito na Espanha.
Se faltam contratações de impacto técnico, não faltou investimento financeiro. O brasileiro Kenedy, ex-Flamengo, assinou com o Valladolid em 2022, após passagem pelo Chelsea. Com o maior salário do elenco e contrato até 2027, o brasileiro não convenceu desde então, e disputou apenas duas partidas na atual temporada.
Após vender a SAF do Cruzeiro, em 2024, Ronaldo afirmou que o Valladolid “seria o próximo”. No entanto, em recente entrevista coletiva, o brasileiro revelou que os valores oferecidos em ofertas pela aquisição do clube não foram suficientes.
— Eu recebi algumas ofertas, mas elas não correspondem ao que vale o clube. Há muitos rumores, mas nós estamos trabalhando a cada dia para tornar o clube cada vez maior. Quero que, quando a propriedade seja transferida ao próximo dono, ele encontre um clube em boas condições — disse o Fenômeno.

Ronaldo Fenômeno durante entrevista coletiva do Real Valladolid — Foto: EFE