Várias autoridades de segurança nacional da Casa Branca foram demitidas, dizem fontes

Demissões ocorreram depois de reunião entre Trump e Laura Loomer, adepta da teoria da conspiração de direita que pediu ao presidente que demitisse funcionários do Conselho de Segurança Nacional

Vários funcionários de alto escalão do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca foram demitidos na manhã de quinta-feira, de acordo com três pessoas familiarizadas com o assunto, no que parece ser o primeiro expurgo significativo da segunda Presidência de Donald Trump.

Donald Trump a bordo do Air Force One 16/3/2025 REUTERS/Kevin Lamarque

Não está claro exatamente por que os funcionários foram demitidos ou se a demissão é permanente. Mas duas das fontes disseram que vários deles foram informados de que havia problemas com a verificação de seus antecedentes.

Entre as várias autoridades graduadas do Conselho de Segurança Nacional que foram demitidas estão David Feith, diretor sênior que supervisiona tecnologia e segurança nacional, e Brian Walsh, diretor sênior que supervisiona assuntos de inteligência, disseram as fontes à Reuters.

O Conselho de Segurança Nacional não quis comentar.

As demissões em massa ocorreram um dia depois de uma reunião no Salão Oval entre Trump e Laura Loomer, adepta da teoria da conspiração de direita que pediu em particular ao presidente que demitisse alguns funcionários do Conselho de Segurança Nacional. O New York Times foi o primeiro a noticiar a reunião, enquanto o Axios relatou pela primeira vez as demissões em massa nesta quinta-feira.

PUBLICIDADE