O Fluminense entrou em campo na última quinta-feira, com um time completamente reserva, para enfrentar o GV San José pela Copa Sul-Americana. Mesmo com os titulares poupados, goleou por 5 a 0 — gols de Everaldo (2), Serna e Cano (2).
A decisão de Renato Gaúcho de escalar uma equipe alternativa também teve como objetivo observar mais de perto as opções do elenco em meio a uma maratona de jogos, sem semanas livres para treinar. De quebra, o treinador ainda ganhou uma atividade extra com os titulares na sexta-feira, visando o duelo contra o Santos, pelo Brasileirão, no domingo, às 19h30.
— É importante o jogador deixar uma pulga atrás da orelha do treinador quando recebe uma oportunidade. Temos jogos a cada três dias, então preciso de todo mundo. Deu para observar todo mundo — destacou Renato.
Apesar da fragilidade do adversário boliviano, alguns atletas aproveitaram bem a chance e ganharam pontos com a comissão técnica. O ge listou cinco destaques da partida que saíram fortalecidos na briga por espaço no elenco:
Nonato
O volante, que retornou ao clube em meados de 2024, vinha tendo pouco espaço na temporada. Com a chegada de Hércules e Otávio, caiu na hierarquia e atuou em apenas sete das 20 partidas do ano.
Na quinta-feira, começou como titular e lembrou o jogador que foi destaque do Fluminense em 2022, antes de ser vendido pelo Internacional ao Ludogorets. Participou bem da construção, desarmou e ainda deu a assistência para o quinto gol, marcado por Cano.
Nonato em ação em Fluminense x GV San José — Foto: Lucas Merçon/FFC
A jogada foi uma pintura, iniciada pelo próprio Nonato, que tocou para o centroavante e recebeu de letra dentro da área. De frente para o gol, só rolou para o camisa 14 empurrar para as redes.
Bernal
O jovem uruguaio passou quase um ano em processo de adaptação ao futebol brasileiro e começa a buscar espaço entre os titulares. Se a atuação diante do San José servir de termômetro, está no caminho certo.
Bernal controlou o meio-campo, fez boas antecipações e também deixou a sua marca com uma assistência para um dos gols de Cano. Sua principal virtude é se destacar pela saída de bola sob pressão — entre os volantes do elenco, é quem melhor sustenta a posse mesmo sob marcação intensa.
Bernal conversa com os companheiros em Fluminense x San José — Foto: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.
Everaldo
Reserva de Germán Cano, artilheiro do futebol brasileiro em 2025, Everaldo tem uma missão ingrata: disputar minutos com um dos maiores ídolos recentes do clube. Ainda assim, mostrou a melhor forma de fazer isso — com gols.
Foram dois golaços: um chute da entrada da área e um voleio plástico após cruzamento de Samuel Xavier. O atacante, que vinha sendo criticado por parte da torcida, saiu de campo ovacionado ao ser substituído por Cano.
Voleio de Everaldo no segundo gol do Fluminense contra o San José — Foto: Lucas Merçon/FFC
— Eu levo para o lado de que quem ganha com isso é o Fluminense. A disputa é sadia, o Cano é um cara que tem uma marca histórica no clube, então quando for decidido pelo Renato de eu começar jogando eu tenho que entrar e fazer o meu melhor. A temporada é grande, são vários jogos, vários campeonatos, tem Copa do Brasil, Campeonato Brasileiro, Sul-Americana e Mundial — afirmou o camisa 9.
Thiago Santos
Titular absoluto na reta final de 2024, quando ajudou o Flu a escapar do rebaixamento, Thiago Santos voltou a mostrar solidez. Apesar de o San José não ter oferecido grandes perigos, foi firme nos duelos, ganhou no corpo e fez boas antecipações.
Thiago Santos em Fluminense x San José — Foto: André Durão
A disputa na zaga ainda está aberta para ver quem será o parceiro de Thiago Silva. Freytes vinha jogando, mas Santos tem a seu favor bons meses ao lado do camisa 3 e a confiança de Renato.
— Conheço bem o Thiago Santos. Atuou de zagueiro e foi muito bem. Ele disse que só em último caso gostaria de jogar como volante. Se adaptou bem à nova posição. Importante é isso para o treinador, colocar essa dúvida. Saber com quem eu posso contar. O duro é no momento que eu olhar para o lado e não poder confiar no jogador — explicou o técnico.
Keno
O experiente atacante vive altos e baixos em 2025, mas ganhou pontos com uma boa exibição. Ele oferece uma alternativa distinta em relação a Canobbio, titular da posição.
Keno se destaca pelos dribles em velocidade, qualidade muito valorizada por Renato, especialmente contra equipes mais fechadas. Foi exatamente assim que o Fluminense abriu caminho para a goleada.
Keno em disputa de bola em Fluminense x San José — Foto: André Durão
— Gosto de jogar pelas laterais, seja o lateral ou o ponta. Gosto do Keno, que tem um bom drible, um contra um, e isso abre a defesa. É dessa forma que treino a equipe, e eles têm feito isso bem — completou.
Com os titulares de volta e a possibilidade de mudanças na equipe, o Fluminense volta a campo no próximo domingo para enfrentar o Santos, às 19h30, no Maracanã. A partida pode marcar a volta de Neymar após lesão.

