O Vaticano confirmou na manhã desta segunda-feira (21) a morte do papa Francisco, que tinha 88 anos e estava à frente da Igreja Católica desde 2013.
Os próximos dias serão marcados por diversos ritos que um novo papa seja escolhido. O período entre pontífices é conhecido como “interregno papal”, quando a Igreja fica sem um líder espiritual.
Durante esse período de “sede vacante”, ou “cátedra vazia”, a Igreja segue um conjunto claro de regras, conforme estabelecido na constituição apostólica Universi Dominici Gregis.

Fiéis católicos na Praça de São Pedro, no Vaticano • 18/02/2024 Vatican Media/Simone Risoluti/Divulgação via REUTERS
Veja o cronograma
1) Início dos ritos
A morte do papa desencadeia uma elaborada série de rituais que serão orquestrados pelo camerlengo, um cardeal do Vaticano que exerce uma função parecida com a de assistente do papa.
Além de ter que constatar a morte do pontífice, o camerlengo é o responsável por lacrar a residência e o escritório papais, dentro do Vaticano. O objetivo é garantir que nada seja removido ou alterado nesses espaços até que um novo papa seja eleito e possa tomar posse.
O camerlengo também tem que preparar o funeral do papa em consulta com outros cardeais da Igreja, sobretudo se, em vida, o papa em questão não deixou um plano pronto para esse momento.
Nesse estágio, entram questões como o traslado do corpo dentro e fora do Vaticano, impedir que fotos indevidas sejam tiradas e organizar todo o passo-a-passo do rito.
2) Velório
O corpo do Papa Francisco repousará inicialmente para visitas privadas da casa papal, funcionários do Vaticano, chefes de Estado e líderes religiosos.
Em seguida, será levado para a Basílica de São Pedro para ser velado e permitir que o público preste suas homenagens.
3) Congregações Gerais
Em um dia definido pelo camerlengo e até o início do conclave, os cardeais se reúnem diariamente para administrar os negócios diários da igreja, bem como coordenar o funeral e o conclave.
4) “Novendiales” – Nove Dias Santos
A igreja observa um ritual romano antigo conhecido como “Novendiales” (ou Nove Dias Santos), que prevê nove dias de luto.
Começando com a missa de corpo presente, um cardeal diferente celebra um rito fúnebre público para o pontífice a cada dia.
5) Conclave
Uma votação secreta para eleger o próximo papa é realizada na Capela Sistina, sede do conclave.
As cédulas são queimadas após as votações, com multidões aguardando do lado de fora, na Praça de São Pedro, a fumaça branca que sai da chaminé da capela, sinalizando a chegada do novo pontífice.
6) Posse do novo papa
Uma missa é celebrada para empossar o próximo papa, o que geralmente ocorre alguns dias após sua eleição.
Embora seja o novo papa quem escolhe quando e onde realizar a missa, ela geralmente é realizada na Basílica de São Pedro.
