Ícone do site ContilNet Notícias

Via Verde Shopping promove experiência sensorial para alunos com deficiência visual

Por Ascom

Na manhã de ontem quarta-feira (9), o Via Verde Shopping recebeu a visita dos alunos e equipe do CAP (Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual) na Exposição Jardim dos Insetos. A ação, que reuniu 12 alunos com deficiência visual, integrou a programação especial da Semana do Braille e reforçou o compromisso do shopping com a inclusão e o acesso à cultura e ao entretenimento para todos os públicos.

Via Verde Shopping recebe visita de Centro de apoio em ação para promover experiência sensorial para alunos com deficiência visual. Foto: Reprodução

Durante a visita, os participantes exploraram a exposição Jardim dos Insetos de forma sensorial, tocando nas réplicas em tamanho gigante de insetos como joaninhas, abelhas, cigarras e lagartas. A interação proporcionou uma nova percepção dos elementos da natureza já conhecidos por muitos dos alunos, especialmente aqueles que cresceram em áreas rurais e têm vivências marcantes com esses animais. A presença do professor de Biologia da instituição também tornou o momento ainda mais enriquecedor, com explicações educativas que conectaram o conteúdo da mostra ao cotidiano escolar.

De acordo com Maria Pontes, professora de orientação e mobilidade, uma das disciplinas de maior relevância no CAP, o passeio foi especialmente significativo por permitir que os alunos utilizassem o tato para vivenciar a experiência.

“Para a pessoa com deficiência visual, os olhos são as mãos. Então eles precisavam tocar nos insetos para compreender melhor. E o shopping permitir isso para nos foi algo maravilhoso. Pela primeira vez tivemos essa oportunidade, e eles amaram. Foi um passeio que realmente valeu a pena. A gente colocou essa visita na nossa programação da Semana do Braille justamente por isso: porque o Braille é sentido com a ponta dos dedos, e essa experiência sensorial conversa com o que estamos trabalhando em sala de aula”, explicou.

O momento também emocionou familiares. Gleiciane, mãe de um dos alunos, contou sobre a felicidade do filho com a experiência: “Depois que o Hickley chegou, ele só falava que foi maravilhoso. Ele quase não sai de casa, principalmente para passear. Fica muito em casa, nas atividades dele. Então, poder sair e participar disso foi algo que ele amou, amou mesmo! Está muito feliz — e eu também, porque infelizmente nem sempre tenho condição de levá-lo para passear assim. Só tenho a agradecer. Obrigada, de coração, ao CAP e ao Via Verde Shopping.”

Para Daniel Ferreira, Coordenador de marketing do Via Verde Shopping, iniciativas como essa reforçam a missão de criar um ambiente cada vez mais acessível e acolhedor:

“Receber o CAP em uma ação como essa nos enche de orgulho. Trabalhamos com foco no cliente, e isso significa olhar com atenção para todas as realidades, promovendo experiências que façam sentido para cada público. Inclusão é mais do que acessibilidade — é criar oportunidades reais de pertencimento, aprendizado e diversão. Seguimos empenhados em ampliar esse olhar e fortalecer parcerias que ajudem a transformar o shopping em um espaço onde todos se sintam bem-vindos.”

O Via Verde Shopping segue empenhado em promover espaços que valorizem a diversidade e ampliem o acesso a experiências educativas e culturais para toda a comunidade acreana, reafirmando seu papel como um ambiente acolhedor, acessível e voltado para a construção de uma sociedade mais inclusiva.

Sair da versão mobile