O senador Márcio Bittar (União-AC) voltou a criticar a atuação de algumas organizações não governamentais na região amazônica. Em vídeo publicado nas redes sociais neste sábado (4), ele afirma que certas ONGs têm tentado barrar judicialmente obras de infraestrutura fundamentais para a população local, especialmente no Acre e no Amazonas.
“Mais um exemplo da intransigência de muitas pessoas que têm o poder e que decidem pelos quase 30 milhões de amazônidas”, afirmou Bittar, ao relatar as dificuldades enfrentadas para a liberação da construção de um ramal ligando Feijó (AC) ao município de Envira (AM). Segundo ele, há ações na Justiça pedindo que o Ministério Público Federal proíba o avanço do projeto.
“Trabalham contra”: Bittar critica ONGs que tentam barrar ramal entre Feijó e Envira/Foto: Reprodução
No vídeo, o senador explica que o trajeto entre os dois municípios, feito pelos rios durante a vazante, pode levar até 15 dias. “Por aqui são 110 km, com no máximo duas horas, a mercadoria teria chegado”, disse. Ele defende que a estrada permitiria o transporte rápido de remédios, alimentos, livros didáticos e outros itens essenciais para a vida nas comunidades ribeirinhas.
Bittar também apontou que parte dessas organizações atuam com verba de fora do Brasil. “Algumas, financiadas com dinheiro de países estrangeiros, trabalham sempre contra”, criticou. Para ele, há uma visão distorcida de fora sobre a realidade amazônica. “Esquecem que aqui moram brasileiros”, concluiu.
Veja o vídeo:
