Ícone do site ContilNet Notícias

Brasil contraria EUA e apoia enriquecimento de urânio pelo Irã

Por

brasil-contraria-eua-e-apoia-enriquecimento-de-uranio-pelo-ira

Brasil contraria EUA e apoia enriquecimento de urânio pelo Irã

O governo do Brasil expressou apoio ao enriquecimento de urânio e o uso da energia nuclear pacífica por parte do Irã, em meio ao impasse entre o país persa e os Estados Unidos. Os dois países tentam chegar a um acordo, que busca impedir Teerã de construir uma arma de destruição em massa, em troca do alívio de sanções econômicas. O posicionamento brasileiro foi expresso pelo assessor especial de assuntos internacionais da Presidência, Celso Amorim, na quarta-feira (28/5).

Disputa entre EUA e Irã

Amorim estava na Rússia para a 13ª Reunião Internacional de Altos Representantes para Questões de Segurança, realizada na capital Moscou. Lá, o assessor do presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com uma delegação iraniana liderada pelo secretário do Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã (SNSC).

Leia também

“Os dois lados enfatizaram a importância de consultas contínuas entre países independentes para combater o unilateralismo”, disse um comunicado divulgado pela mídia estatal iraniana. “Amorim expressou o apoio do Brasil ao direito do Irã de utilizar energia nuclear pacífica e enriquecimento [de urânio]”.

Organizada pela Rússia, a reunião em Moscou contou com representantes de mais de 100 países, segundo a mídia estatal russa. O encontro aconteceu entre os dias 27 e 29 de maio.

Sair da versão mobile