A CĂąmara Municipal de Rio Branco aprovou, na manhĂŁ da Ășltima terça-feira (6), por unanimidade, um requerimento do vereador Samir Bestene (PP) que propĂ”e a realização de uma audiĂȘncia pĂșblica para discutir a criação da Guarda Municipal na capital acreana.
A proposta, segundo o parlamentar, busca nĂŁo apenas debater o tema com ĂłrgĂŁos de segurança pĂșblica, mas tambĂ©m sensibilizar o prefeito TiĂŁo Bocalom (PL), que jĂĄ declarou publicamente ser contrĂĄrio Ă criação da guarda.
A audiĂȘncia deve ocorrer na segunda quinzena de maio vai reunir representantes da PolĂcia Civil, PolĂcia Militar, Secretaria de Segurança PĂșblica e Gabinete Militar do municĂpio.
âĂ uma forma da gente amadurecer essa ideia, de escutar os agentes de segurança, de buscar respaldo tĂ©cnico e institucional para mostrar a importĂąncia da Guardaâ, explicou Bestene.
O vereador destaca que Rio Branco estĂĄ entre as poucas capitais brasileiras que ainda nĂŁo possuem uma guarda municipal. âOntem mesmo, em Porto Velho, nossa vizinha, foi aprovada a criação da Guarda por lĂĄ. Aqui, a gente ainda vive essa resistĂȘnciaâ, disse.
Bestene lembrou ainda que, desde fevereiro deste ano, uma decisĂŁo do Supremo Tribunal Federal (STF) garante poder de polĂcia Ă s guardas municipais, permitindo sua atuação ostensiva em espaços pĂșblicos como praças, escolas, unidades de saĂșde e parques.
A movimentação para retomar a discussĂŁo sobre o tema contrasta com a posição jĂĄ manifestada por TiĂŁo Bocalom, que chegou a afirmar Ă imprensa local que, enquanto estiver Ă frente da Prefeitura, nĂŁo permitirĂĄ a criação da Guarda Municipal. Mesmo assim, o vereador acredita que ainda Ă© possĂvel reverter a posição do gestor.
âQuando a gente escuta as forças de segurança, percebe que hĂĄ uma necessidade real. JĂĄ conversei com a PolĂcia Civil e com a PM, e ambos reconhecem a importĂąncia dessa força para a capital. A pauta da segurança pĂșblica precisa ser tratada com seriedade e com quem entende do assunto. E Ă© notĂłrio que a população de Rio Branco jĂĄ precisa dissoâ, afirmou.



