ContilNet Notícias

CAU/DF condecora bloco H da 308 Sul e faz tributo a Ana Paula Araújo

Por

CAU/DF condecora bloco H da 308 Sul e faz tributo a Ana Paula Araújo

Na última terça-feira (27/5), o icônico bloco H da quadra 308 da Asa Sul foi contemplado com o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília. Proposta pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF), a iniciativa reconhece e valoriza edificações que preservam a arquitetura moderna da cidade.

Ana Paula Carneiro de Araújo, que era síndica do bloco até falecer, aos 59 anos, em 31 de março deste ano, ganhou uma emocionante homenagem durante a entrega do selo. Ela foi responsável por conduzir a obra de restauração e manutenção do edifício, mantendo sua originalidade. Infelizmente, não chegou a saber da boa notícia.

Leia também

O projeto de reforma, assinado pelo Ateliê Paralelo, do arquiteto Thiago Andrade, levou 10 anos para ser concluído, devido à dificuldade de se encontrar os materiais necessários. Visto que eram da década de 1960, alguns tiveram que ser fabricados.

Selo CAU/DF - Arquitetura de Brasília concedido ao bloco H da quadra 308 SulSelo CAU/DF – Arquitetura de Brasília concedido ao bloco H da quadra 308 Sul
Fotografia da saudosa síndica Ana Paula Araújo com o marido, Duda Moll

Lembrada pelo grande amor e cuidado que tinha pelo prédio, Ana Paula lutou bravamente para manter as linhas originais do edifício, junto, é claro, a todos os moradores do bloco, que apoiaram a iniciativa e a obra.

“Foi uma comoção muito grande, tanto para a família dela quanto para o próprio CAU/DF, saber do ganho do selo”, descreveu Giselle Moll, arquiteta e urbanista, ex-conselheira do CAU/DF e cunhada de Ana Paula.

Segundo Giselle, Obecina Araújo, mãe da síndica e uma das primeiras moradoras do bloco H (1964), foi quem a representou na condecoração, ao lado do neto João Paulo Araújo. “Todos se lembraram de como ela foi categórica e batalhou para que fossem mantidas as características originais do prédio, fazendo, inclusive, a restauração de algumas peças. Ela encontrou restauradores para as luminárias, por exemplo, que eram originais desde 1963, quando o edifício foi concluído”, disse à coluna Claudia Meireles.

Mãe da Ana Paula, Obecina Araújo, recebe um presente das mãos do arquiteto Claudio Silva
Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) entrega o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília ao bloco H da quadra 308 da Asa Sul

Na ocasião, além de colocar o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília na entrada das portarias, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Distrito Federal (CAU/DF) entregou um certificado nas mãos de Obecina Araújo em tributo à saudosa síndica pelo legado e exemplo que ela deixou para a capital da República.

Participaram da outorga o presidente do CAU/DF, Ricardo Meira; assim como os conselheiros Cláudio Silva (coordenador da Câmara Técnica de Patrimônio) e Mateus Rodrigues; a equipe do Ateliê Paralelo; a família de Ana Paula Carneiro de Araújo e moradores do bloco H.

Moradores do bloco H com a família de Ana Paula Araújo
Familiares de Ana Paula Araújo se emocionam com homenagem

A Mansão dos Arcos, no Park Way, e uma casa no Lago Sul também foram contemplados com o Selo CAU/DF – Arquitetura de Brasília.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Sair da versão mobile