Chefão do PCC no Acre é preso em SP após uma década foragido; pena passa dos 100 anos de prisão

O homem foi preso nesta quarta-feira, na zona leste da capital paulista

A Polícia Civil de São Paulo prendeu nesta quarta-feira (7), na zona leste da capital, Paulo Roberto Estevam de Carvalho, conhecido como “Paulo Baladeira”. Foragido há mais de uma década, ele é apontado como uma das principais lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) e foi capturado no bairro Jardim das Camélias.

O homem foi preso nesta quarta-feira (7)/Foto: Reprodução

Segundo as autoridades, Paulo Baladeira exercia papel de comando dentro da facção criminosa, atuando tanto no estado do Acre, especialmente nas cidades de Brasiléia e Epitaciolândia, quanto em outras regiões do país. Mesmo após fugir para São Paulo, ele teria continuado a liderar operações criminosas, inclusive autorizando execuções de rivais.

Condenado em 2014 pelo Tribunal de Justiça do Acre a mais de 100 anos de prisão por envolvimento com tráfico de drogas, organização criminosa e outros crimes relacionados, Baladeira era considerado altamente perigoso e temido na fronteira entre o Acre e a Bolívia.

As investigações indicam que ele também foi um dos principais articuladores de ações criminosas na região de fronteira, onde mantinha influência, mesmo à distância.

Um dos episódios mais graves envolvendo o criminoso ocorreu quando ele foi resgatado da Delegacia de Brasiléia por um grupo armado. Na ocasião, os invasores levaram todas as armas da unidade policial. Posteriormente, após ação das autoridades, o grupo se entregou à Polícia Federal de Epitaciolândia.

PUBLICIDADE