Com 9 vereadores, federação entre UB e PP forma maior bancada da Câmara de Rio Branco

Para o presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), a unificação fortalece as duas siglas

A Câmara Municipal de Rio Branco conta, a partir de agora, com uma nova configuração partidária. A recente formação da federação entre o União Brasil e o Progressistas (PP), batizada de “União Progressista” (UP), fez com que os dois partidos passassem a compor a maior bancada da Casa Legislativa, reunindo nove dos 21 vereadores em exercício.

O anúncio da federação foi realizado na tarde da última terça-feira (29), no Salão Negro do Congresso Nacional, e já repercute no cenário político local com a aproximação das eleições de 2026.

A federação terá quase metade dos vereadores na Câmara/ Foto: Reprodução

Para o presidente da Câmara de Rio Branco, vereador Joabe Lira (União Brasil), a unificação fortalece as duas siglas e amplia sua representatividade nas discussões e decisões legislativas.

“A União Progressista é a maior bancada do Brasil. Aqui na Câmara somos nove vereadores, o que nos fortalece ainda mais. Foi uma união positiva para nós e para o país também. Para quem vai disputar as próximas eleições, isso traz mais consistência”, afirmou Joabe.

Joabe Lira, presidente da Câmara de Rio Branco/ Foto: ContilNet

Com a fusão, a federação passa a contar com os vereadores Joabe Lira, Rutênio Sá e Matheus Paiva, do União Brasil; e Samir Bestene, Elzinha Mendonça, Lucilene Vale, Aiache, Bruno Morais e Felipe Tchê.

A nova composição poderá influenciar diretamente nos rumos dos trabalhos legislativos na capital acreana, já que vereadores, além da federação, também fazem parte da base do prefeito Tião Bocalom.

PUBLICIDADE