As joaninhas são pequenos insetos coleópteros, da família Coccinellidae, que encantam adultos e crianças com suas cores vibrantes e seu formato arredondado. Apesar da aparência delicada e amigável, essas criaturas têm uma vida cheia de curiosidades e são muito importantes para o equilíbrio dos ecossistemas. Estão presentes em diversas partes do mundo e têm hábitos e habilidades surpreendentes.
Além de serem associadas à sorte em várias culturas, as joaninhas despertam a atenção de estudiosos e curiosos por suas estratégias de defesa, alimentação voraz contra pragas e comportamento social em certas épocas do ano.
Leia também
-
Pilhas de cocô de pinguim podem ajudar a resfriar a Antártida. Entenda
-
Gavião aprende a usar sinal de trânsito para caçar. Entenda
-
O truque sonoro da cascavel: como ela engana até os ouvidos humanos
-
Nova espécie de polvo é encontrada no fundo do mar da Austrália
Confira 7 curiosidades sobre as joaninhas
1. São predadoras naturais de pragas
As joaninhas são predadoras vorazes, principalmente na fase de larva e no início da vida adulta. Alimentam-se de pulgões, cochonilhas, ácaros e outros insetos que atacam plantas. Por isso, são grandes aliadas no controle biológico, ao reduzirem a necessidade do uso de pesticidas. Uma única joaninha pode devorar mais de 5 mil pulgões ao longo da vida, ajudando donos de jardins e produtores agrícolas a manterem suas plantas saudáveis.
Confira todas as curiosidades no portal NSC Total, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
