Ícone do site ContilNet Notícias

Diante da explosão de SRAG, Sesacre aumenta número de leitos no Hospital da Criança

Por Everton Damasceno, ContilNet

Diante do aumento dos casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAG), o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), decidiu ampliar o número de leitos pediátricos no Hospital da Criança.

A unidade de referência recebeu mais de 10 novos leitos no último sábado (24). Ao todo, são 70 leitos pediátricos disponíveis.

Números de casos de influenza e covid-19 estão aumentando em todas as idades. Foto: Agnes Cavalcante/Sesacre

O secretário de Saúde do Acre, Pedro Pascoal, fez um alerta aos pais sobre os cuidados com as crianças.

“Estamos vivendo um momento que exige união, responsabilidade e ação rápida. Por isso, o Governo do Acre segue ampliando os leitos pediátricos no estado, com mais 10 vagas instaladas neste fim de semana, totalizando agora 70 leitos dedicados às nossas crianças. Desde o início da emergência, temos trabalhado com planejamento e foco em proteger vidas. Mas é essencial lembrar que o cuidado começa em casa, por isso peço aos pais e responsáveis que, se a criança estiver com sintomas respiratórios, evitem mandá-la para a escola e procurem uma unidade básica de saúde já nos primeiros sinais, para evitar complicações graves”, disse.

A coordenadora de Imunização do estado, Renata Quiles, reforçou que a baixa cobertura vacinal — principalmente contra influenza e Covid-19 — tem contribuído significativamente para o aumento de casos, em todas as idades.

“Os números de casos e de quadros graves por influenza e Covid-19 estão aumentando em todas as idades. Os hospitais estão lotados por causa das baixas coberturas vacinais. Precisamos manter nossas vacinas em dia — e não apenas contra influenza e Covid-19. Aproveite a visita à unidade de saúde mais próxima da sua casa e mantenha sua caderneta de vacinação atualizada”, destacou.

Decreto 

No último dia 10 de maio, o governo do Acre decretou situação de emergência em saúde devido ao aumento expressivo nos casos de SRAG. A decisão – que também foi adotada por estados como: Rio Grande do Sul, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, Ceará, Piauí, Minas Gerais e Pernambuco – não indica uma mudança súbita na situação, mas sim uma estratégia planejada, e teve como objetivo acelerar a adoção de medidas administrativas e assistenciais, diante da crescente ocupação hospitalar, especialmente entre as crianças.

Sair da versão mobile