Fumaça preta sai da Capela Sistina e indica que igreja católica ainda não tem um novo papa

Fiéis de todo o mundo seguem atentos aos sinais vindos do Vaticano. Quando a fumaça for branca, significará: habemus Papam

Às 21h (horário de Roma) e 14h (horário do Acre) desta terça-feira, a fumaça preta que saiu da chaminé da Capela Sistina sinalizou ao mundo que a Igreja Católica ainda não tem um novo Papa.

A fumaça escura é o sinal tradicional de que nenhum dos cardeais reunidos em conclave alcançou os dois terços dos votos necessários para a eleição do sucessor de São Pedro. A cor da fumaça é produzida por uma mistura química nas urnas queimadas para indicar o resultado da votação ao público que aguarda ansiosamente na Praça de São Pedro.

Fumaça preta saiu da capela sistina/Foto: Reprodução

Essa foi a primeira votação desde o início do conclave, que reúne 120 cardeais eleitores do mundo inteiro. A reunião acontece sob absoluto sigilo, e os nomes discutidos permanecem em confidencialidade, protegidos por juramento.

Historicamente, as votações podem se estender por dois a quatro dias, com até quatro rodadas por dia, até que um consenso seja alcançado. Enquanto isso, o mundo católico permanece em expectativa.

O conclave foi convocado após a vacância do trono papal — seja por falecimento ou renúncia, como ocorreu com Bento XVI, em 2013. A escolha do novo pontífice definirá os rumos da Igreja em um cenário de grandes desafios sociais, espirituais e políticos.

Fiéis de todo o mundo seguem atentos aos sinais vindos do Vaticano. Quando a fumaça for branca, significará: habemus Papam.

PUBLICIDADE