Neste Dia das Mães, celebramos não apenas o amor incondicional e a força das mulheres que criam e educam seus filhos, mas também aquelas que fazem história ao conciliar a maternidade com cargos de liderança e representatividade.
Um exemplo marcante é o da então senadora, e agora vice-governadora Mailza Assis da Silva, conhecida politicamente como Mailza Gomes (Progressistas-AC), que entrou para os registros da História da República ao se tornar a primeira senadora brasileira a dar à luz no exercício do mandato.
O fato inédito aconteceu em 2019, quando Mailza, no cargo desde janeiro daquele ano após a renúncia de Gladson Cameli, então eleito governador do Acre, anunciou a gravidez de seu terceiro filho. A bebê nasceu em agosto, tornando-se a primeira nascida enquanto uma mulher exercia ativamente o cargo de senadora no Brasil.
Natural de Mundo Novo (MT) e com raízes no Acre, Mailza já era mãe de Henri Miguel e Helena. Ao saber da gravidez, ainda sem saber o sexo do bebê, expressou alegria e tranquilidade, reforçando que pretendia seguir com suas atividades parlamentares até quando fosse possível, antes de tirar sua licença-maternidade. Nesse período, o segundo suplente, Bispo José, assumiria sua vaga.
“Nossa princesinha, Theodora. Ela é muito linda e cheia de saúde. Obrigada, Deus, por esse presente. A nossa família está muito feliz”, disse na época Mailza em um post no Instagram no dia do nascimento da filha.
Além de protagonizar esse capítulo histórico, Mailza também se tornou a quarta mulher a representar o Acre no Senado, seguindo os passos de Íris Célia Cabanellas, Laélia de Alcântara e Marina Silva.
A história de Mailza Assis é um símbolo de transformação e inspiração. Ela mostra que a presença das mulheres na política — e a maternidade dentro desse contexto — é não apenas possível, mas necessária. Em um ambiente onde a presença feminina ainda é limitada, sua jornada reafirma que mulheres podem — e devem — ocupar todos os espaços, inclusive com seus filhos nos braços.
Neste Dia das Mães, celebramos todas as mães, em especial as que, como Mailza, trilham caminhos pioneiros e abrem portas para outras mulheres.

