Ícone do site ContilNet Notícias

Maior mancha solar de 2025 já é maior do que a Terra

Por Olhar Digital

Conforme relatório divulgado pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos EUA (NOAA), o Sol apresentou 140 manchas em abril – seis a mais do que os 134 eventos registrados em março. Uma delas tem chamado atenção por seu tamanho gigantesco: a mancha solar AR4079, formada ao longo da última semana, já é 11 vezes maior que a Terra.

Mancha solar AR4079, que tem 140 mil km de extensão, onde caberiam 11 Terras. Créditos: NASA / SDO / AIA, EVE e HMI; No destaque: Raffaello Lena via Spaceweather.com. Edição: Olhar Digital

Trata-se de um agrupamento de manchas solares tão grande quanto o planeta Júpiter que pode ser vista até sem o uso de telescópio. No entanto, é essencial lembrar que olhar diretamente para o Sol sem proteção adequada pode causar danos irreversíveis à visão, como cegueira. Óculos próprios para eclipses são indispensáveis.

O que são manchas solares?

Manchas solares são regiões mais escuras e frias da superfície do Sol,

causadas por intensa atividade magnética. Elas surgem quando o campo magnético solar se concentra em pontos específicos, bloqueando o calor que vem do interior da estrela. Com tamanhos e duração variados, essas áreas podem provocar fortes explosões, ejetando material solar para o espaço.

Mesmo com seu tamanho assustador, a AR4079 tem se mostrado relativamente calma até agora. A região chegou a ter uma configuração magnética considerada mais perigosa (delta), mas foi reclassificada como beta-gama, com menor risco. Ainda assim, há chance de erupções solares moderadas (classe M) ou fortes (classe X). Por enquanto, só ocorreram explosões fracas (classe C e B).

Sair da versão mobile