Médicos do Acre anunciam greve por tempo indeterminado a partir de sexta-feira

Durante assembleia extraordinária realizada na noite de segunda-feira (5), os médicos vinculados ao Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed-AC) decidiram iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (9).

O movimento grevista afetará os atendimentos não urgentes, como consultas ambulatoriais e cirurgias eletivas — aquelas que podem ser remarcadas. Já os serviços de urgência e emergência continuarão funcionando normalmente, incluindo o atendimento infantil, especialmente necessário neste período em que aumentam os casos de doenças respiratórias.

Sindicato dos Médicos do Acre decidiu iniciar uma greve por tempo indeterminado a partir desta sexta-feira (9) / Foto: Cedida

A principal reivindicação da categoria é o pagamento de valores em atraso por parte do governo estadual, incluindo gratificações e plantões extras. Alguns profissionais aguardam esses repasses desde 2024 e, até agora, o Estado não apresentou uma previsão de quitação da dívida.

“A decisão foi coletiva, porque a classe está cansada de promessas. Agora, a decisão é retornar ao trabalho apenas depois do pagamento”, declarou o presidente do Sindmed-AC, Guilherme Pulici.

Essa não é a primeira vez que os médicos adotam essa medida. Em 2024, a categoria também cruzou os braços por causa do mesmo problema. Na ocasião, a paralisação foi suspensa após um acordo de resolução, porém o governo quitou apenas parte da dívida, o que agravou a insatisfação entre os profissionais da saúde.

PUBLICIDADE